Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 31 de outubro de 2016. Atualizado às 08h18.

Jornal do Comércio

Política

COMENTAR | CORRIGIR

Eleições 2016

Notícia da edição impressa de 31/10/2016. Alterada em 31/10 às 00h38min

Pozzobom vence em Santa Maria por 226 votos

Tucano Jorge Pozzobom vai governar a quinta cidade mais populosa do Estado

Tucano Jorge Pozzobom vai governar a quinta cidade mais populosa do Estado


RONI RIET/DIVULGAÇÃO/JC
O deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) foi eleito prefeito de Santa Maria ontem no pleito mais acirrado do Rio Grande do Sul no segundo turno. A vitória foi por apenas 226 votos de vantagem sobre o ex-prefeito e deputado Valdeci Oliveira (PT). Pozzobom recebeu 73.003 votos (50,08% dos válidos), e Valdeci teve 72.777 sufrágios (49,92% dos válidos). A eleição registrou ainda 5.470 votos brancos e 6.731 votos nulos. Outros 45.062 eleitores não compareceram às urnas em Santa Maria - a abstenção foi de 22,19% do total de votos.
A quinta cidade mais populosa do Rio Grande do Sul viveu o segundo turno pela primeira vez nestas eleições - Santa Maria só atingiu a marca de 203 mil eleitores neste ano. No primeiro turno, a disputa já havia sido apertada. A diferença de votação dos dois candidatos foi de pouco mais de 700 votos.
Pozzobom é deputado estadual. Graduado em Direito, sua carreira política teve início em 2000, como suplente de vereador na cidade. Conquistou sua própria cadeira em 2004. Em 2006, virou deputado suplente.
Foi secretário-geral adjunto de Saúde do Estado no governo de Yeda Crusius (PSDB). Também foi secretário municipal de Integração Regional e Relações Institucionais de Santa Maria em 2010.
A rivalidade entre PT e PSDB é antiga. Pozzobom acredita que isso deu a chance de o eleitor comparar duas linhas políticas. Para ele, o partido de Valdeci trouxe malefícios ao País, em referência ao mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia