Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

eleições 2016

- Publicada em 05 de Outubro de 2016 às 22:35

Partido Novo terá cadeira única na Câmara Municipal de Porto Alegre

Camozzato participa do Movimento Brasil Livre

Camozzato participa do Movimento Brasil Livre


JONATHAN HECKLER/JC
Dos 36 vereadores eleitos na Capital, apenas cinco podem ser considerados, de fato, caras novas - não tiveram mandato na Câmara Municipal, não foram candidatos a cargos majoritários nem integraram o governo municipal.
Dos 36 vereadores eleitos na Capital, apenas cinco podem ser considerados, de fato, caras novas - não tiveram mandato na Câmara Municipal, não foram candidatos a cargos majoritários nem integraram o governo municipal.
Uma dessas novidades é o administrador de empresas Felipe Camozzato, 28 anos, integrante do Movimento Brasil Livre (MBL). Único eleito pelo Partido Novo, ele credita a votação expressiva às suas técnicas de campanha. "Muita gente me enviou mensagem dizendo que ganhei o voto por eu mesmo ter entregue o panfleto", comenta.
Camozzato foi o quinto mais votado, recebeu o apoio de 10.488 eleitores. A "indignação e a aversão política", segundo o vereador eleito, auxiliaram no resultado. "Isso naturalmente faz com que o eleitor busque o voto nulo ou algo 'Novo'", afirma. Seu partido tem 430 filiados em Porto Alegre. Cada um precisa contribuir com, pelo menos, R$ 26,00 por mês, como maneira de manter um fundo partidário. O Novo estuda como proceder em caso de um possível filiado não ter disponibilidade de contribuir mensalmente.
A verba paga pela União, a que o partido tem direito, não foi utilizada. "Somos contrários ao fundo partidário", explica. Camozzato afirma que o recurso repassado ao Novo está em uma conta em separado sem movimentações. "Deste valor, com 20% temos que incentivar mulheres na política. Os outros 80% estamos analisando fazer uma ação contra o próprio fundo partidário", conta.
Nos próximos dias, Camozzato viajará ao Rio de Janeiro para um encontro com os outros três vereadores da sigla no País - vão discutir estratégias para o mandato. Individualmente, ele avalia a utilização de uma ferramenta consultiva na internet. "Pretendo divulgar minha opinião sobre alguns projetos com antecedência para poder discutir com meus eleitores."
O Novo escolheu não apoiar candidato a prefeito de Porto Alegre no segundo turno. "Entendemos que as propostas dos candidatos não refletem integralmente nossas ideias de liberdade com responsabilidade", comunicou o partido, em nota divulgada ontem. O Novo liberou os filiados. Camozzato ainda não escolheu entre Sebastião Melo (PMDB) e Nelson Marchezan Júnior (PSDB).

Partido Novo não apoiará candidatos no segundo turno

O partido Novo, que contará com uma cadeira na próxima Legislatura da Capital, escolheu não apoiar candidato no segundo turno da eleição majoritária. "Após analisar as propostas dos candidatos que se mantêm na disputa, entendemos que elas não refletem integralmente nossas ideias de liberdade com responsabilidade", comunica o partido, em nota divulgada à imprensa.
Apesar disso, o Novo recomentou que seus filiados e apoiadores "escolham a proposta que julgarem mais adequada para uma Porto Alegre mais livre". Como o partido deixa livre seus filiados para escolherem posição, o vereador eleito pela sigla, Felipe Camozzato, deve escolher um candidato, mas ainda não marcou posição.