Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 10 de Outubro de 2016 às 17:39

Baixo nível no debate das eleições nos Estado Unidos

Acuado pela divulgação de frases sexistas que proferiu ainda em 2005, Donald Trump, do Partido Republicano, contrapôs Hillary Clinton, do Partido Democrata, com acusações de assédio sexual a três mulheres pelo marido da sua opositora, o ex-presidente Bill Clinton.
Acuado pela divulgação de frases sexistas que proferiu ainda em 2005, Donald Trump, do Partido Republicano, contrapôs Hillary Clinton, do Partido Democrata, com acusações de assédio sexual a três mulheres pelo marido da sua opositora, o ex-presidente Bill Clinton.
Assim, pautado por troca de acusações em torno de comportamento pessoal, o nível do segundo debate entre os presidenciáveis dos Estados Unidos caiu. Era esperado que o encontro seria marcado por controvérsia e escândalos, mas o nível das dicussões foi realmente muito baixo.
Donald Trump fez questão de jogar lenha na fogueira uma hora antes da transmissão do debate pela televisão. O candidato do Partido Republicano convocou uma entrevista coletiva com três mulheres que já acusaram o ex-presidente Bill Clinton de abuso sexual e uma que foi vítima de estupro e viu seu agressor ser defendido pela então advogada Hillary Clinton.
Para alguns, as eleições nos EUA agora estão no pior estilo terceiro-mundista, quando as propostas sobre economia ficam de lado e invadem o terreno pessoal.
Trump, cuja campanha vinha ganhando votos, ouviu críticas às manifestações contra mulheres, que fez há 11 anos, em "conversa informal, particular", segundo afirmou no debate.
Assim, muitos ficam pensando no retrospecto dos presidentes dos Estados Unidos. Quando Barack Obama entrou pela primeira vez pela porta da frente da Casa Branca, em janeiro de 2009, ele tinha 47 anos e foi o quinto presidente mais jovem na história do país - Theodore Roosevelt detém o título por ter tomado posse com 42 anos.
O próximo presidente será bem mais velho, aconteça o que acontecer. Trump tem 70 anos, então ele também será o presidente mais velho do país, caso vença. Por sua vez, Hillary Clinton fará 69 anos duas semanas antes da eleição, e seria a segunda mais velha a tomar posse, posto atualmente de William Henry Harrison, que se tornou presidente em 1841 - e foi o último a ter nascido em solo britânico.
Na disputa Trump x Hillary, esta será a primeira corrida presidencial entre nova-iorquinos desde 1944, quando o governador de Nova Iorque Thomas E. Dewey concorreu contra Franklin D. Roosevelt.
Quem ganhar desta vez será o primeiro político com base nova-iorquina a ocupar o cargo em 71 anos, ainda que Hillary tenha nascido em Chicago, mas ela foi senadora por Nova Iorque e vive na megalópole.
Uma vitória de Trump poderia ser significativa por outra razão: ninguém se elegeu presidente em mais de 60 anos sem governar um estado ou passar pelo Congresso. O último presidente sem experiência política, Dwight Eisenhower, foi comandante das Forças Aliadas na Segunda Guerra Mundial antes de ser eleito em 1953.
Nenhum candidato à presidência era dono de uma rede de cassinos e hotéis. Trump alega que sua experiência com negócios e o fato de não estar intimamente ligado com o mundo da política são uma vantagem.
Mas o segundo debate foi muito pobre, ainda que se diga que esse tipo de acusação sempre esteve presente nas eleições norte-americanas.
Os Estados Unidos ainda são a economia mais importante do planeta, e para onde ela for, o mundo poderá se beneficiar ou ser prejudicado. É uma pena que os candidatos não tenham debatido propostas para a economia, o que interessa ao mundo todo.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO