Sobre o Autor
19-07-2014 - Grupo Bittencourt. Claudia Bittencourt, posa para fotos no escrit�rio do Grupo Bittencourt na Avenida Paulista em S�o Paulo. Foto: Rafael Neddermeyer/ Criadores de Imagens Foto: Rafael Neddermeyer/Divulga��o/JC

Claudia Bittencourt

fundadora e diretora do Grupo Bittencourt

A uberiza��o nos neg�cios

Frente a tantas mudanças no mundo face a evolução da tecnologia, uma está só começando: a uberização dos negócios. No início, esse novo jeito de fazê-los causou grandes transformações no ramo de hotelaria e nos meios de transportes, mais especificamente às frotas de táxis tradicionais.
Hoje, abre-se um mundo de oportunidades e novas formas de evoluir os negócios ou criar novos, numa integração total da tecnologia, por meio de aplicativos que envolvem pessoas, consumidores e fornecedores. Trata-se da batizada economia colaborativa ou compartilhada.
Apesar das reações e resistências dos empresários que ainda vivem no ambiente "jurássico", aquele não inserido no mundo digital, móvel e global, a economia colaborativa vai avançar quer aceitem ou não. E quanto mais demorarem a aceitar e buscar usufruir dessa nova realidade, pior será.
A velocidade com que a tecnologia avança pode acabar com um negócio do dia para o outro e criar novos nunca imaginados.
Estamos vivendo a realidade do acesso e não mais da aquisição. As pessoas hoje acessam por meio do seus smartphones suas músicas e seus vídeos preferidos sem precisar adquiri-los e nem formar uma discoteca ou videoteca como no passado a um preço infinitamente menor por meio do iTunes, Kindle, Spotify, Netflix.
Outro impacto grande está acontecendo nas profissões. Algumas do passado estão desaparecendo e outras surgindo. Pessoas que hoje complementam a renda com o uso do seu carro no sistema Uber, bastando para isso se cadastrar e cumprir com as regras do modelo de negócio, sem precisar fazer grandes investimentos é um exemplo.
O carro, que ela já utilizava para seu transporte, ou o segundo carro pouco utilizado pela família, é a ferramenta principal.
A eficiência econômica do Uber é indiscutível.
Nessa evolução, os intermediários estão desaparecendo. A tecnologia permite o acesso do consumidor diretamente com o produto e serviço, onde quer que ele esteja. Até mesmo virtualmente. Não importa qual o canal que disponibiliza esse produto ou serviço.
Isso vem mudando de forma radical a maneira como as empresas lidam com seus canais de vendas.
Uma verdadeira revolução está acontecendo no ambiente dos canais de distribuição e quem não atuar rápido frente a essas mudanças vai ser atropelado.
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( 0 )
Deixe um coment�rio

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio