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Economia

- Publicada em 30 de Outubro de 2016 às 18:08

Bancos estimulam aplicação na poupança

Modalidade rende 6,17% mais a TR ao ano, enquanto o IPCA em 12 meses até setembro fechou em 8,48%

Modalidade rende 6,17% mais a TR ao ano, enquanto o IPCA em 12 meses até setembro fechou em 8,48%


JOÃO MATTOS/Arquivo/JC
Investidores e bancos entraram em uma espécie de queda de braço ao redor da poupança. Enquanto o poupador resgata o dinheiro guardado - para pagar as contas ou aplicar em produtos mais rentáveis -, as instituições financeiras investem em sorteios e novas modalidades para que os valores sigam na caderneta. Os saques da poupança somam R$ 50 bilhões de janeiro a setembro deste ano.
Investidores e bancos entraram em uma espécie de queda de braço ao redor da poupança. Enquanto o poupador resgata o dinheiro guardado - para pagar as contas ou aplicar em produtos mais rentáveis -, as instituições financeiras investem em sorteios e novas modalidades para que os valores sigam na caderneta. Os saques da poupança somam R$ 50 bilhões de janeiro a setembro deste ano.
Para os bancos, a poupança é uma fonte barata de recursos. Boa parte do dinheiro aplicado nela vai para o financiamento da casa própria, linha que segue sendo explorada pelos bancos mesmo na crise - apesar do aperto nas análises de crédito -, porque o risco de calote é menor. Na caderneta, o correntista ganha um estímulo para juntar dinheiro, mas está longe de ser um bom negócio.
A poupança rende, ao mês, 0,5% mais a TR - ou 6,17% mais a TR ao ano, menos que outros investimentos e abaixo da inflação. Nos 12 meses encerrados em setembro, o IPCA esteve em 8,48%. Há pouco mais de um mês, o Banco do Brasil (BB) lançou a Poupança dos Sonhos, que permite ao cliente atribuir objetivos (como viajar e se aposentar) para a reserva financeira e acompanhar o crescimento do dinheiro acumulado para alcançar cada meta.
Com isso, o banco espera criar um apelo emocional que estimule o hábito de poupar, diz Edson Pascoal Cardozo, diretor de empréstimos e financiamentos do BB. A modalidade tem 20 mil clientes e saldo próximo de R$ 50 milhões - o banco tinha quase R$ 150 bilhões em depósitos de poupança em junho, dado mais recente.
"O produto está ajudando na retenção da carteira", diz Cardozo. Ele argumenta que, enquanto a caderneta encolheu 1% em 12 meses no sistema, o BB perdeu 0,3%. A instituição ainda oferece prêmios em sorteios para quem faz novas aplicações de R$ 300,00 por mês.
Michael Viriato, professor de finanças do Insper, considera positiva a possibilidade de estabelecer objetivos para guardar dinheiro. "Fazer uma poupança é uma coisa terrível para a pessoa, porque significa abdicar de consumir hoje para usar o dinheiro depois. Quando se atribui um objetivo, fica mais palpável, e as pessoas acabam criando o hábito", afirma.
"Mas o banco estimula economia no produto que ele quer que as pessoas guardem", avalia o professor. Para ele, aplicações em títulos públicos via Tesouro Direto são simples e mais rentáveis do que a poupança, mesmo para o pequeno investidor. A aplicação mínima nesses papéis é de R$ 30,00.
O Bradesco passou a oferecer o Poupa Troco, poupança que é alimentada pelo "troco" das operações feitas em conta-corrente. Se o cliente gastar R$ 14,95 em uma compra no débito, saem R$ 15,00 da conta-corrente, e os R$ 0,05 de diferença vão para essa poupança alternativa. Frederico Ferrari de Lima, superintendente executivo de investimentos do Bradesco, afirma que o objetivo é a educação financeira e o estímulo ao hábito de poupar.
"Qual outro produto que eu poderia aplicar apenas R$ 1,00, que fosse simples de contratar e de entender?", argumenta, sobre o estímulo a aplicações em um produto com rentabilidade baixa. "Depois de juntar mais dinheiro, o poupador pode direcionar para outro produto."
O Santander é outro banco que aposta em sorteios para recompensar clientes que aumentarem os depósitos na poupança. A promoção começou em outubro de 2015, tinha prazo mais curto, mas foi prorrogada até o final deste ano. Todo mês, o banco sorteia prêmios de até R$ 50 mil para quem aumenta o saldo aplicado na poupança em R$ 200,00. O banco não comentou por que investe nessa promoção. Viriato diz que o fato de o banco pagar um prêmio, que tem um custo, indica que o produto é muito interessante para ele. "Se é tão interessante para quem distribuiu, será que é interessante para mim?", questiona.
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