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Economia

- Publicada em 24 de Outubro de 2016 às 22:34

Croasonho estima alta de 30% na receita em 2016

Susin destacou a expansão da rede de franquias de alimentos

Susin destacou a expansão da rede de franquias de alimentos


JULIO SOARES/DIVULGAÇÃO/JC
Roberto Hunoff
Com venda estimada em 5 milhões de unidades de refeições para este ano, a Croasonho projeta receita de R$ 110 milhões nos seus 72 pontos de venda, dos quais 55% localizados na região Sul. Nos últimos seis anos, a empresa sediada em Caxias do Sul cresceu 750%, partindo de uma receita de R$ 13 milhões em 2011. De acordo com Gustavo Susin, diretor executivo da empresa, o desempenho deve-se ao forte processo de expansão da rede de franqueados, sistema iniciado em 2009, e à grande aceitação do produto pelos consumidores. "O produto se tornou a nossa marca. Construímos uma marca reconhecida e amada por todos. Somos uma lovemark", argumentou o empresário ontem durante reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul.
Com venda estimada em 5 milhões de unidades de refeições para este ano, a Croasonho projeta receita de R$ 110 milhões nos seus 72 pontos de venda, dos quais 55% localizados na região Sul. Nos últimos seis anos, a empresa sediada em Caxias do Sul cresceu 750%, partindo de uma receita de R$ 13 milhões em 2011. De acordo com Gustavo Susin, diretor executivo da empresa, o desempenho deve-se ao forte processo de expansão da rede de franqueados, sistema iniciado em 2009, e à grande aceitação do produto pelos consumidores. "O produto se tornou a nossa marca. Construímos uma marca reconhecida e amada por todos. Somos uma lovemark", argumentou o empresário ontem durante reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul.
A estratégia da empresa contemplou, nos últimos anos, a abertura de 10 a 20 lojas todos os anos. Até março de 2017, mais seis serão incorporadas à rede. Para o próximo ano, a ideia é abrir 20 operações, com foco principal nos estados do Sudeste. Para alcançar a meta, a empresa reavaliou custos de implantação de uma franquia, que teve o investimento reduzido de R$ 750 mil para R$ 550 mil. "Foi um amplo processo, que envolveu todas as áreas do negócio, incluindo fornecedores."
Por conta deste objetivo, o diretor admite avaliações em andamento sobre investimentos visando à uma nova fábrica ou um centro de distribuição em outro estado. Mas garante que não há possibilidade de desativação das estruturas atuais, principalmente pela necessidade de atender ao mercado do Sul. "Teremos de tomar esta decisão nos próximos dois a três anos", assegurou. Além da agilidade no atendimento às lojas, a medida também considera a necessidade de redução dos custos de logística.
A abertura de franquias no exterior também está no horizonte da empresa, e o mercado internacional é visto como um grande potencial de expansão. "Estamos focados no crescimento e batalhando pela eficiência", afirmou, acrescentando que a fábrica de Caxias do Sul tem capacidade instalada para dobrar a produção atual, com abertura de novo turno de trabalho.
Segundo Susin, as lojas do Nordeste estão dentre as que mais vendem. Também observou que, atualmente, 70% das unidades vendidas são de croasonhos salgados, o que elevou o ticket médio por cliente. "É comum a compra de um salgado como refeição e o doce como sobremesa", explicou.
O desempenho da marca oportunizou o surgimento de novos negócios. No final de 2015, os sócios firmaram sociedade com os fundadores da Puerto del Toro, marca já conhecida em Caxias do Sul, em busca de um novo conceito de trabalho, mirando a gastronomia platina. Repaginadas, as operações do Puerto Del Toro reabriram no Shopping Iguatemi Caxias e na Praça de Alimentação do
Shopping San Pelegrino, além de mais um restaurante na praça de alimentação do Iguatemi. No início deste ano, também foi aberto no Shopping Top Center, em São Paulo. De acordo com Susin, o Puerto del Toro opera com lojas próprias, mas a abertura de franquias não está descartada.
A Croasonho foi chancelada neste ano com o Selo de Excelência ABF (Associação Brasileira de Franchising).
 
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