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Economia

- Publicada em 17 de Outubro de 2016 às 17:09

Programa capacita setor do plástico no País

Iniciativa está sendo realizada pela primeira vez no Rio Grande do Sul

Iniciativa está sendo realizada pela primeira vez no Rio Grande do Sul


MARCO QUINTANA/JC
Jefferson Klein
Ampliar a competitividade das empresas do segmento do plástico é o foco de programa realizado em parceria entre o Sebrae e o Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) - promovido pela Braskem e pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast). As companhias que ingressam na iniciativa passam por consultorias que trabalham com medidas como o aperfeiçoamento de processos produtivos, desenvolvimento de novos produtos e a eficiência energética.
Ampliar a competitividade das empresas do segmento do plástico é o foco de programa realizado em parceria entre o Sebrae e o Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) - promovido pela Braskem e pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast). As companhias que ingressam na iniciativa passam por consultorias que trabalham com medidas como o aperfeiçoamento de processos produtivos, desenvolvimento de novos produtos e a eficiência energética.
A proposta abrange Alagoas, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. No Estado, 15 transformadores de artigos plásticos integram o programa. As empresas participantes dão uma contrapartida de 10% do valor investido pelo PICPlast e Sebrae. O gestor de projetos do Sebrae-RS Júnior Utzig detalha que a iniciativa beneficia micro e pequenas empresas. O faturamento de cada uma dessas companhias não ultrapassa o patamar de R$ 3,6 milhões ao ano.
Entre essas empresas estão sendo realizadas 232 horas em ensinamentos sobre eficiência energética, 433 horas em atendimentos sobre aperfeiçoamento de processo produtivo e 80 horas em consultorias. Utzig destaca que a energia representa, para uma grande parte das companhias deste setor, cerca de 50% do custo de operação.
O programa, que pela primeira vez está sendo realizado no Rio Grande do Sul, será encerrado no final do ano. Por enquanto, não há confirmação de que a ação será praticada novamente em 2017. No entanto, Utzig salienta que, se uma empresa quiser contar com um apoio semelhante ao dado pela iniciativa, poderá buscar o atendimento do Sebrae, que disponibilizará ferramentas parecidas. Porém o custo, sem a participação do PICPlast, torna-se mais elevado. De acordo com dados da Abiplast de 2015, as micro e pequenas companhias representam 93,4% do total das 11.559 empresas de transformados plásticos do Brasil.
 
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