Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 05 de Outubro de 2016 às 19:26

Investimentos recuaram 2,8% em agosto ante julho

O País registrou retração nos investimentos na passagem de julho para agosto, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) apontou redução de 2,8%, o segundo recuo consecutivo.
O País registrou retração nos investimentos na passagem de julho para agosto, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) apontou redução de 2,8%, o segundo recuo consecutivo.
O mau desempenho ocorre após um crescimento expressivo verificado em junho, quando houve alta de 8,2%. As perdas em agosto atingiram tanto o consumo de máquinas e equipamentos quanto as importações de bens de capital.
Na média do trimestre terminado em agosto, os investimentos recuaram 0,4% na comparação com o trimestre imediatamente anterior, terminado em maio. No acumulado do ano até agosto, o Indicador Ipea de FBCF acumula uma alta de 1,4%.
Em agosto, a produção doméstica de bens de capital, medida pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), avançou 0,4% em relação a julho, mas o Consumo Aparente de Máquinas e Equipamentos (Came) apresentou recuo de 2,5%. O Came corresponde à produção industrial doméstica acrescida das importações e diminuída das exportações, explicou o Ipea, em nota.
Em relação à contribuição do comércio exterior, as exportações caíram 0,7%, enquanto o volume de importações de bens de capital caiu 14,6%, o grande destaque negativo do resultado de agosto. O indicador de construção ainda encolheu 3,8% em agosto em relação a julho, o terceiro mês consecutivo de retração. No ano, essa atividade acumula uma perda de 5,1%.
O Indicador Ipea de FBCF mede o quanto as empresas aumentaram os seus bens de capital, que servem para produzir outros bens, como máquinas, equipamentos e material de construção.
A recuperação dos investimentos no País depende de uma sinalização mais clara do ajuste fiscal, avaliou José Ronaldo Souza Júnior, coordenador do Grupo de Estudos de Conjuntura do Ipea. Ele avaliou que o reequilíbrio nas contas do governo será determinante para a retomada do apetite por investimentos na economia.
Segundo Souza Júnior, os empresários não voltarão a investir sem ter convicção de que o problema fiscal está em vias de ser sanado. "Não dá para ter recuperação mais intensa sem uma sinalização mais clara do ajuste fiscal. Os investimentos ficam com um risco muito alto. Para que aumentem, é preciso de um ambiente de previsibilidade maior", avaliou.
O indicador vinha de uma alta 8,2% em junho. Para Souza Júnior, a tendência para os investimentos na economia é de estabilização.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO