Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

premiação

- Publicada em 05 de Outubro de 2016 às 22:55

Fapergs entrega Prêmio Pesquisador Gaúcho hoje

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, realiza hoje a solenidade de premiação dos destaques da pesquisa científica gaúcha, às 20h30min, no salão de convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, realiza hoje a solenidade de premiação dos destaques da pesquisa científica gaúcha, às 20h30min, no salão de convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).
Criado para reconhecer o trabalho dos pesquisadores na área científica e tecnológica, o Prêmio Pesquisador Gaúcho vai agraciar 10 cientistas com relevantes contribuições. O evento também tem o objetivo de mostrar a importância da pesquisa como ferramenta para o desenvolvimento do Estado.
Durante a 6ª edição do prêmio, oito empresas representando os segmentos apoiados pelo Programa Tecnova/RS - convênio firmado entre a Fapergs e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) - farão um showroom apresentando os resultados obtidos com investimentos destinados à inovação de processos e produtos. A mostra representa os seguintes segmentos do programa: tecnologia da informação e comunicação, petróleo e gás, energias alternativas, saúde avançada e medicamentos, calçados e artefatos, indústria moveleira, metalmecânico e automotivo e agroindustrial.
Durante a cerimônia de premiação será lançado o caderno e hotsite especial do Tecnova/RS, apresentando cases das 45 micro e pequenas empresas integrantes do programa.
Confira os premiados
Pesquisador Destaque
  • Engenharia: Ademir José Zattera (UCS)
  • Física e Astronomia: Thaisa Storchi Bergmann (Ufrgs)
  • Geociências: Farid Chemale Junior (Unisinos)
  • Matemática, Estatística e Computação: Manuel Menezes de Oliveira Neto (Ufrgs)
  • Interdisciplinar: João Batista Teixeira da Rocha (UFSM)
  • Química: Nilo Zanatta (UFSM)
Pesquisador Jovem Inovador
  • Bruna Coelho de Andrade (Empresa Quatro G P&D)
  • Pesquisador na Empresa
  • Gustavo Roth (Empresa Quatro G P&D)
Pesquisador na Indústria
  • José Luiz Bozzetto (Empresa BCM Engenharia)
Destaque Especial ao Ano Internacional do Entendimento Global
  • Jair Putzke (Unisc)

Prêmio de Responsabilidade Social homologou 12 entidades

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, no Solar dos Câmara da Assembleia Legislativa, a comissão mista do Prêmio de Responsabilidade Social 2016 homologou as 12 organizações classificadas para disputar o Troféu Destaque RS no Tema Norteador "Consumo consciente e educação financeira". Inscreveram-se 21 organizações nesta categoria transversal do prêmio, que, a cada ano, pauta um tema de relevância para a sociedade gaúcha, na perspectiva da sustentabilidade, com foco no bem-estar social e na preservação ambiental.
Cada um dos projetos descritos em formulário eletrônico próprio, postado no portal da Assembleia Legislativa, foram examinados por cinco membros da comissão mista, de acordo com os critérios previstos no edital 2016. A nota final de cada um dos concorrentes foi obtida pela média final das notas atribuídas pelos três avaliadores.
Após essa primeira etapa de análise dos projetos inscritos, as 12 organizações classificadas terão a oportunidade de participar da segunda fase de avaliação, que consiste na apresentação de seus cases em seminário aberto ao público, a ser realizado no dia 27 de outubro, às 13h30min.
A cerimônia de entrega do Prêmio de Responsabilidade Social de 2016 será realizada no dia 23 de novembro, às 19h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. O Prêmio de Responsabilidade Social de 2016 da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul é promovido em parceria com 14 entidades.
Organizações classificadas
Associação Comercial e Industrial de Lajeado
Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha
Associação Grupo Chimarrão da Amizade
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Fundação Universidade de Passo Fundo
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Sociedade Escolar de Santa Cruz (mantenedora do Colégio Mauá)
Unimed Nordeste RS – Sociedade Cooperativa de Serviços Médicos
Unimed Vale do Sinos – Cooperativa de Assistência à Saúde Ltda.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
Universidade Feevale
Fonte: Assembleia Legislativa do RS