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consumo

- Publicada em 04 de Outubro de 2016 às 18:20

Vendas do e-commerce na Black Friday devem crescer 30%

Eletrônicos e telefones são os produtos mais desejados pelos consumidores

Eletrônicos e telefones são os produtos mais desejados pelos consumidores


GABRIELA DI BELLA/ARQUIVO/JC
As vendas do comércio eletrônico no Brasil devem subir 30% durante o principal dia de descontos da Black Friday, de acordo com dados da Ebit. No evento promocional do dia 25 de novembro, a companhia projeta um faturamento de R$ 2,1 bilhões no setor.
As vendas do comércio eletrônico no Brasil devem subir 30% durante o principal dia de descontos da Black Friday, de acordo com dados da Ebit. No evento promocional do dia 25 de novembro, a companhia projeta um faturamento de R$ 2,1 bilhões no setor.
No ano passado, as vendas da Black Friday atingiram R$ 1,6 bilhão em apenas um dia. O levantamento considera as vendas apenas durante a sexta-feira, dia seguinte ao feriado do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, e não contabiliza vendas em promoções que possam ocorrer antes ou depois da principal data.
De acordo com a pesquisa, 84% dos consumidores on-line dizem que esperam aproveitar a data para fazer compras. Foram entrevistadas 5,7 mil pessoas.
Os produtos com maior intenção de compra são os eletrônicos, desejados por 34% dos consumidores. Eletrodomésticos e itens de telefonia vêm em seguida, com 28% e 27% de intenção de compra, respectivamente.
Ainda segundo o levantamento, 44% das compras da Black Friday devem ser feitas com o intuito de antecipar o consumo que ocorreria no Natal. Apesar disso, 59% das pessoas dizem que vão comprar produtos para uso próprio e só 14% afirmam que deverão usar a Black Friday para comprar presentes.
 

Pequenos consumidores têm senso crítico quando o assunto é atendimento

Quando acompanham os adultos no comércio, as crianças não apenas influenciam a compra, mas observam e têm capacidade de criticar o atendimento do varejo. É o que revela uma pesquisa encomendada pela CDL Porto Alegre em parceria com o Sindilojas Porto Alegre.
O estudo contou com um grupo focal, de crianças entre sete e 11 anos de idade, que avaliou o atendimento do comércio de Porto Alegre. A pesquisa revelou que 75% dos consumidores já deixaram de comprar devido à falta de atendimento. Em seguida, se encontra o fator preço com 32,7% da amostra, como determinante.
O estudo da CDL e Sindilojas identificou quatro estilos de atendimento mais percebidos entre os clientes e descobriu que 39% dos entrevistados considera o atendimento eficiente; 32% avalia como bipolar (começa bem, mas não tem um bom desfecho se a compra não for efetivada); e quase um terço da amostra, 29%, como forçado, sem noção ou desinformado.
O levantamento, elaborado pela Vitamina Pesquisa, foi realizado a partir de entrevistas com 300 participantes, homens e mulheres, acima de 18 anos de idade, das classes A, B, C, D e E.