Está em curso um projeto de expansão do SAP Labs Latin America, que hoje ocupa uma área de 17 mil metros quadrados no Tecnosinos, em São Leopoldo. O projeto ainda não tem data precisa e terá que ser aprovado pela matriz da Alemanha, mas já está sendo pensado com carinho pelo diretor do SAP Labs, Dennison John. Ele não comentou o investimento que será feito, mas deve ficar entre 15 e 25 milhões de euros, que foram os recursos destinados para primeira e segunda fases do projeto, respectivamente. Outra novidade é a possível mudança de ares. É grande a chance de, nessa terceira etapa, o SAP Labs buscar outro espaço para se instalar. "Estamos avaliando algumas possibilidades e o Tecnopuc é uma delas", admite John. Seria um reforço e tanto para a Pucrs, que acabou de perder o centro de desenvolvimento da Dell, transferido para Eldorado do Sul.
A expansão já começou
Antes mesmo da expansão física se tornar uma realidade, e independente disso, o SAP Labs está reforçando o time. Já são 794 funcionários e esse número deve crescer 25% até o final de 2017.
Brasil x México I
O Brasil é o primeiro País da América Latina no ranking de investimentos em TI (45%), com US$ 59,9 bilhões. O México vem em seguida, mas com menos da metade (20%). No total, a região movimentou em 2015 US$ 133 bilhões. Os dados são Abes.
Brasil x México II
Se em termos de investimentos os mexicanos não tem nem largada, eles podem nos ensinar sobre como não sermos tão complexos com a nossa legislação. Executivos de empresas que fazem negócios com os dois países dizem que o México é mais flexível e aberto para novas entrantes.
Trânsito, pimenta e Uber
A cidade de 25 milhões de habitantes, com um trânsito capaz de fazer o de São Paulo parecer fluido, dos guardas de trânsito com seus apitos estridentes e onde quase toda comida é picante (até mesmo inocentes balas e pães) foi a primeira da América Latina em que a operação do Uber se tornou legal, em 2015. Não foi uma regularização, mas um acordo com o governo no qual a empresa se comprometeu com algumas contrapartidas. Ainda assim, a convivência com os motoristas dos táxis cor de rosa não é nada amistosa. Brigas e manifestações pedindo a retirada do serviço ainda são comuns.