Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 27 de outubro de 2016. Atualizado �s 21h58.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 28/10/2016. Alterada em 27/10 �s 20h12min

Evitando sinais vermelhos

A Ford está testando uma tecnologia chamada "Aviso de Velocidade Ideal para Sinal Verde". Trata-se de um sistema que coleta informação sobre o tempo de abertura dos semáforos e informa ao motorista a velocidade que ele deve manter para evitar sinais vermelhos. O objetivo é contribuir para tornar o trânsito mais fluido em determinados horários e evitar situações de risco, por exemplo, ao se trafegar de madrugada. A inovação está sendo testada no Reino Unido, como parte do serviço UK Autodrive, o maior experimento de veículos autônomos e conectados do país. O projeto, criado por 16 parceiros com financiamento de 20 milhões de libras, tem como foco tecnologias de comunicação veículo a veículo e veículo a infraestrutura para tornar a direção menos estressante e mais rápida, ajudando a economizar combustível. Os motoristas do Reino Unido que usam o carro diariamente passam o equivalente a dois dias por ano parados no sinal vermelho.
Fiat Toro é vice-líder
O Fiat Toro alcançou a segunda colocação no ranking de comerciais leves mais vendidos do Brasil, com mais de 30 mil unidades emplacadas no ano. Lançado em fevereiro, o veículo ultrapassou tradicionais concorrentes e está atrás de outro modelo da Fiat, a Strada, líder do segmento há 15 anos.
Diálogo com a moto
A fabricante japonesa Kawasaki anunciou que estão acelerados os planos de desenvolver uma motocicleta que "tenha personalidade" e possa evoluir junto com o usuário. A moto utilizará tecnologia da informação, ou seja, redes integradas, e também inteligência artificial. Com isso, ela conseguirá se comunicar com o piloto, por meio de um sistema de diálogo e linguagem capaz de reconhecer as emoções e intenções do condutor por sua entonação de voz. Baseando-se nessa interação, o sistema poderá alertar sobre situações de perigo no percurso ou dar dicas de pilotagem, por exemplo.
A mais lembrada
Pela primeira vez em 26 anos da pesquisa realizada pelo Datafolha, a Fiat tomou a dianteira e se tornou a marca de automóveis mais lembrada do Brasil na categoria carro no prêmio "Folha Top of Mind" de 2016. Com 26%, a marca italiana quebrou a hegemonia da Volkswagen, que ficou com 23%. No ano passado, elas haviam dividido a liderança. A Fiat registrou índice mais expressivo entre o público feminino (27% a 20%), enquanto a Volkswagen venceu entre os homens - 26% a 25%.
'Era turbo' no Brasil
Com o lançamento de diversos automóveis com motores turboalimentados em 2016, a América do Sul e, principalmente, o Brasil ingressaram definitivamente na "era turbo", já consolidada na Europa devido às legislações locais que exigem eficiência energética dos veículos. Entre os 20 modelos mais vendidos do mercado nacional em setembro, 10 oferecem versões com propulsores turbinados. A perspectiva é que a produção deles cresça 50% até 2020. Segundo a Honeywell, fabricante dos turbos Garrett, nos próximos cinco anos, os automóveis turboalimentados representarão 30% do total de unidades produzidas por ano no País.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia