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Colunas#De salto alto

minas trend

- Publicada em 11 de Outubro de 2016 às 15:07

A personalidade da moda mineira

Desfile de Victor Dzenk foi o ponto alto da semana de moda de Belo Horizonte

Desfile de Victor Dzenk foi o ponto alto da semana de moda de Belo Horizonte


fotos ZÉ TAKAHASHI/FOTOSITE /DIVULGAÇÃO/JC
Depois de seis anos, voltei ao Minas Trend, em Belo Horizonte (BH). Foi muito bom ver o que mudou, que aquela criatividade virou personalidade, que é possível fazer moda instigante fora do eixo Rio de Janeiro - São Paulo. Aliás, esta é a proposta da semana de moda mineira: criatividade e ousadia sem perder a identidade.
Depois de seis anos, voltei ao Minas Trend, em Belo Horizonte (BH). Foi muito bom ver o que mudou, que aquela criatividade virou personalidade, que é possível fazer moda instigante fora do eixo Rio de Janeiro - São Paulo. Aliás, esta é a proposta da semana de moda mineira: criatividade e ousadia sem perder a identidade.
Uma das principais semanas de moda do Brasil, a 19ª edição do Minas Trend, realizada entre os dias 4 e 7 de outubro, reforçou a ideia da criação dos designers mineiros. Com o tema "Aqui se Cria", os movimentos Barroco mineiro e Modernismo da Pampulha foram a referência da edição outono-inverno/2017.
O ponto alto, para mim, foi o desfile de Victor Dzenk (fotos), com peças fluídas e modernas. A coleção, muito elegante, está repleta de calças amplas, saias midi e camisas de modelagem ajustada. Nos looks onde ele mistura candy colores (rosa e azul) e saias plissadas há também sobreposição de maxicasacos com recortes arquitetônicos, dando um contraponto na medida certa. Também chama a atenção os bordados florais, aplicados em diferentes peças.

Minas Trend em números

  • 780 compradores credenciados, dos quais 14 internacionais (América Latina, Estados Unidos e Europa)
  • 3.000 compradores cadastrados
  • 220 expositores, dos quais 30 do interior de Minas Gerais
  • 65 novas marcas

See now buy now

O Minas Trend se posicionou em relação a uma das grandes tendências mundiais do mundo da moda, o See Now Buy Now. No último dia do evento, muitos produtos desfilados estiveram disponíveis para venda.

Missão gaúcha em Minas Gerais

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas Porto Alegre) participou do Minas Trend com uma missão empresarial de 25 lojistas. O presidente da entidade, Paulo Kruse, ressalta a importância da união do setor de moda de Minas Gerais. "Precisamos fazer algo semelhante. As entidades e o comércio precisam se organizar. Um evento deste porte traz divisas e recursos, além de fomentar o profissionalismo do ramo", avalia.

Glamour, passarela e negócios

Conforme Afonso Gonzaga, presidente em exercício da Fiemg (Federação das Indústrias de Minas Gerais), o Minas Trend é um projeto que visa à venda de produtos. "Lógico que temos o glamour e a passarela, mas também objetivamos valorizar as empresas e o empresário. É o maior evento da Fiemg e foi criado por reconhecermos a importância do setor para nossa economia", diz. Segundo ele, a moda representa 19% da mão de obra do estado.
O executivo não abriu cifras, mas garantiu que, apesar da crise, o investimento foi o mesmo em relação à edição anterior. "O Minas Trend nos traz um retorno altíssimo", garantiu.
Gonzaga ressaltou o grande volume de compradores que circularam pelo evento, que conta com um Salão de Negócios com 220 expositores. "Passaram pelo local 4 mil compradores, dos quais mais de uma dezena de fora do Brasil." A maior incidência foi da região Sudeste, com forte participação de Minas Gerais.