Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 01 de Novembro de 2016 às 01:00

O avanço do mar

Em Xangri-Lá, com a ressaca incomum, o mar avançou duas quadras

Em Xangri-Lá, com a ressaca incomum, o mar avançou duas quadras


BETO RODRIGUES/DIVULGAÇÃO/JC
Como é comum a cada ano nesta época, muitos veranistas demandam às suas praias para "arejar a casa". Desta vez, é bom ir com o espírito preparado, porque o vento de cerca de 100 km/h causou um furdunço em muita residências e até prédios. No caso de Xangri-Lá, com a ressaca incomum, o mar avançou duas quadras. Dá para ter uma ideia do tamanho das ondas pela foto.
Como é comum a cada ano nesta época, muitos veranistas demandam às suas praias para "arejar a casa". Desta vez, é bom ir com o espírito preparado, porque o vento de cerca de 100 km/h causou um furdunço em muita residências e até prédios. No caso de Xangri-Lá, com a ressaca incomum, o mar avançou duas quadras. Dá para ter uma ideia do tamanho das ondas pela foto.

Por falar em ventos...

...a RGE Energia adverte que novembro será marcado por temporais e grandes volumes de chuva, com pelo menos quatro períodos acompanhados de vento forte e da incidência elevada de descargas atmosféricas. A bronca já começa nesta terça-feira.

A fórceps

Nelson Marchezan Júnior (PSDB) garantiu que vai reduzir o número de secretarias, e não é o único prefeito eleito que faz essa promessa. O eleito no Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), tem o mesmo discurso, garantindo reduzir o número das pastas a "menos da metade". O problema será enfrentar os feudos de lá e os de cá. Eles costumam se esconder em bunkers.

Mudança radical

Ainda não caiu a ficha dos sindicalistas sobre o grande divisor de águas nas greves do setor público após decisão do Supremo Tribunal Federal em que os governos devem cortar o ponto já no primeiro dia. Não é podem, é devem. Ora, isso muda tudo nos movimentos.

Guia bancário

Cidadão foi à agência do Sicredi na Rua da Praia e deparou-se com o aviso de "aluga-se". Na escadaria havia um solitário camelô. Perguntado se sabia o novo endereço da agência, ele bateu de bate-pronto com serviço completo: "Agora ela está bem chique, na rua General Câmara". E deu até o número, 250.

Uma coisa, outra coisa

Verdade, a soma dos votos nulos, brancos e abstenções foi muito grande, recorde desde 2000, mas daí a desqualificar as eleições vai uma distância enorme. Porque a soma dos votos dos dois candidatos à prefeitura de Porto Alegre é bem superior aos nulos, brancos e abstenções, mais de 660 mil sufrágios para um colégio eleitoral de 1,09 milhão. Vale para o resto do País.
 

A virada

Transformar limão em limonada deve ter sido a motivação da candidata derrotada em Canoas. Beth Colombo (PRB) disse que o povo "nos escolheu para ser oposição".

Aumentam os casos...

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) revelou que incidentes causados por passageiros indisciplinados têm crescido em ritmo acelerado ao redor do mundo. Somente no ano passado, as aéreas registraram 10.854 incidentes, 17% a mais em relação a 2014.

...de brigas a bordo

A maioria dos casos envolve abuso verbal, desobediência à tripulação e atitudes que interferem no bem-estar de outros passageiros. Apenas 11% envolvem alterações psicológicas ou danos à aeronave. Fatores principais foram - ora, ora, por que não estamos surpresos? - o álcool e as drogas.

De volta aos pagos

Depois de quase 10 anos dirigindo o Sebrae Nacional, o ex-presidente do Simecan (Canoas), José Cláudio dos Santos, retorna para sua empresa de Consultoria Jurídica e Excelência em Gestão. No próximo dia 8, Santos receberá homenagem da Fundação Nacional da Qualidade pela excelência do seu trabalho.

Os vencedores I

Um dos prefeitos cacifados para voos mais altos devido à vitória dos candidatos da situação é o de Pelotas, Eduardo Leite (PSDB). Sua vice Paula Mascarenhas, do mesmo partido, venceu já no primeiro turno - Leite não concorreu à reeleição, por ser contra a prática.

Os vencedores II

Com bons índices de aprovação, Eduardo Leite já anunciou que vai se aprofundar em gestão pública no exterior. Ou seja, quer mesmo ir adiante. Se o PSDB for esperto - e na maioria das vezes não é -, botaria nele as fichas para a disputa do Palácio Piratini em 2018.

Miúdas

  • COMEÇA a virar moda entre as mulheres, especialmente as mais jovens: spray de pimenta na bolsa.
  • SITE Congresso em Foco anota: PT perdeu sete em cada 10 votos que recebeu em 2012.
  • SMOV poderia dar uma tapada nos buracos abertos pelas últimas chuvas. Porque vem mais água por aí.
  • LEITORA Marina Tazón Volpi diz que gerações mais antigas eram felizes e não sabiam, sobreviveram ao Halloween.

Finais

  • CORSAN lança quinta-feira 13h30min/Teatro Bruno Kiefer a Universidade Corporativa-Unicorsan.
  • AGRIMARK Brasil debate na sexta-feira/13h30min/Federasul o impacto das novas tecnologias na produção sustentável de alimentos.
  • FOTO do antigo trem publicado há dias na coluna faz parte do acervo do fotógrafo Alfonso Abraham.