Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 04 de Outubro de 2016 às 22:41

Os títulos voadores I

Greve dos Bancários completa 30 dias nesta quarta-feira (5)

Greve dos Bancários completa 30 dias nesta quarta-feira (5)


MARCELO G. RIBEIRO/JC
A interminável greve dos bancários traz prejuízos de toda ordem para grandes e pequenos, mas principalmente para estes últimos, às vezes de forma insuspeita. Proprietário de uma pequena empresa conta que emitiu várias duplicatas com ordem de protesto após o vencimento que estão no que ele chama de "limbo" - na realidade, um inferno.
A interminável greve dos bancários traz prejuízos de toda ordem para grandes e pequenos, mas principalmente para estes últimos, às vezes de forma insuspeita. Proprietário de uma pequena empresa conta que emitiu várias duplicatas com ordem de protesto após o vencimento que estão no que ele chama de "limbo" - na realidade, um inferno.

Os títulos voadores II

Ele explica o limbo. Ocorre, que o Cartório de Protestos alega que nada pode fazer enquanto os bancos não voltarem à operação normal. Do banco com quem opera também. Então, tem título mercantil voando como fantasma e sem poder aterrissar. E sem capital de giro, é um horror. Certamente que a paralisação se refletirá na arrecadação do Estado.

Complicações burocráticas

Leitor conta que fechou um pequeno bistrô deixando pendente valor de R$ 33,87 relativo ao ICMS. Ao receber o aviso de cobrança, tentou pagar como informado, mas não conseguiu. Só um contador pode fazê-lo e com senha de acesso só dele. Mais uma mostra de como é difícil não só empreender como desempreender neste País, eternamente enrodilhado em um cipoal burocrático que sufoca o capital e o trabalho.

No ar

Saiu no Diário Oficial da União a Medida Provisória nº 747/2016 que altera as regras dos processos de renovação de outorga e de transferência direta e indireta dos serviços de radiodifusão. O Ministério das Comunicações (Mctic) quer evitar que os serviços abertos e gratuitos de informação, educação e lazer sejam interrompidos caso expire a outorga.

A cobrança

Postado ontem no Face pelo vereador eleito Adeli Sell (PT): "Em reunião da executiva do PT-POA, perguntei se alguém sabe a razão de um senador e pelo menos um deputado não pintarem para apoiar o Raul. E por que nem se ouviu falar de alguns ex-secretários de alto coturno do governo Tarso. Afinal, perguntar não deveria ofender, não é?".

Congresso de plástico

Construção civil, medicina, redução do desperdício e a indústria do plástico do futuro serão alguns dos temas apresentados no 2º Congresso Brasileiro do Plástico, que será realizado hoje e amanhã no Teatro da Pucrs. Uma das presenças internacionais confirmadas é Lorenzo Tavazzi, da EuropeanHouse.

Sem desculpas

Autocrítica sem meias palavras quem fez foi Olívio Dutra (PT), em entrevista à Rádio Gaúcha. Não teve "mas", não culpou circunstâncias ou terceiros. Disse que o partido mereceu a lambada e que a reação do eleitorado foi legítima e necessária. Por isso que o ex-governador é respeitado.

E agora, Michel?

Pesquisa do Ibope aponta que o governo Michel Temer (PMDB) é reprovado por 39% dos entrevistados. E o FMI aponta que o Brasil está perto de sair da recessão, mas mantém previsão de queda do PIB de 3,3% neste ano e leve crescimento a partir do final deste ano (matéria nesta edição). Os dois fatos estão interligados.

Tempos de queremismo

Os dois finalistas do Prêmio Prefeitura vão receber ardorosas promessas de apoio de partidos, mas com um "mas". Na forma tímida, a expressão é seguida de pedido de xis cargos; na forma intermediária, cargos e xis secretarias; na forma gaudéria, queremos esta e aquela secretária. No plural. Ah não quer dar? Então somos oposição.

Por falar em cargos...

...enquanto o Brasil não se livrar do redemoinho toma lá, dá cá nos legislativos, continuará refém da síndrome da piorra: gasta enorme energia dando voltinhas em torno de si mesma sem sair do mesmo lugar.

Miúdas

  • IMPRESSÃO que se tem é que as pombas, essa doença com asas, meio que desapareceram do Centro Histórico.
  • OU é demais, ou é de menos. RGE prevê chuvas abaixo da média neste outubro.
  • GRANDE Prêmio Bento Gonçalves do Jockey Club RS terá lugar dia no 15, às 15h30min, no Hipódromo do Cristal.
  • CAMPANHA política, pensando bem, consiste em falar muito sem dizer nada.

Finais

  • WEINMANN Laboratório promove palestra para médicos do infectologista Celso Granato sobre dengue, zika e chikungunya amanhã/19h30min/Restaurante Lorita.
  • GEDORE (ferramentas profissionais) é Destaque do Ano da ARH Serrana, categoria Projetos.
  • BENTO Gonçalves completa 126 anos no dia 11.