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JC Logística

- Publicada em 14 de Outubro de 2016 às 15:20

Governo busca solução para dívidas vencidas de R$ 6 bilhões

A BR-040, trecho entre Goiás e Minas Gerais, ainda depende de crédito de longo prazo

A BR-040, trecho entre Goiás e Minas Gerais, ainda depende de crédito de longo prazo


LINDOMAR CRUZ/ABR/JC
O governo corre para achar, no curto prazo, uma solução para um estoque de R$ 6 bilhões em dívidas vencidas que as concessionárias do Programa de Investimentos em Logística (PIL) acumulam com o Bndes. Os valores se referem a empréstimos-ponte que foram concedidos logo após os leilões, para iniciar os investimentos até que o próprio banco de fomento autorizasse o financiamento de longo prazo.
O governo corre para achar, no curto prazo, uma solução para um estoque de R$ 6 bilhões em dívidas vencidas que as concessionárias do Programa de Investimentos em Logística (PIL) acumulam com o Bndes. Os valores se referem a empréstimos-ponte que foram concedidos logo após os leilões, para iniciar os investimentos até que o próprio banco de fomento autorizasse o financiamento de longo prazo.
Porém, por causa da Lava Jato, que atingiu as principais sócias das concessionárias, e da recessão econômica, que tornou algumas das concessões insustentáveis, o Bndes freou a liberação dos recursos. E as concessionárias ficaram sem ter como quitar o empréstimo-ponte. Sem receber os pagamentos, restaria ao banco executar as garantias.
Segundo informações do setor financeiro, as garantias foram dadas principalmente pelo Banco do Brasil, mas o problema também afeta algumas instituições privadas. Já está claro ao governo e ao setor privado que não é possível adiar indefinidamente uma solução.
Mantido o quadro atual, afirma um executivo do setor financeiro, o calote de R$ 6 bilhões terá de ser absorvido pelos bancos, a exemplo do que já ocorreu com as perdas com a Sete Brasil - uma empresa criada para construir sondas para a Petrobras e que registrou prejuízo de R$ 26 bilhões no ano passado.
Por conta disso, o governo trabalha em uma Medida Provisória que avalia resolver o problema, ao permitir que a concessão lhe seja devolvida amigavelmente e licitada novamente, sem interrupção dos serviços. No geral, as empresas não querem essa solução, e o setor financeiro questiona se haveria interessados em assumir a responsabilidade por alguns dos projetos em andamento.
Mas, para algumas concessões, pode não haver outra saída. Tanto que já há discussões, por exemplo, sobre como será calculada a indenização às atuais concessionárias. E os bancos pressionam para ter precedência na hora de acertar as contas.
Uma saída menos traumática, diz um executivo do setor bancário, seria a venda de ativos. É o que vem sendo conversado, por exemplo, na concessionária Rio Galeão, que opera o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Conforme informações de fontes do setor, a Odebrecht já admite a saída do negócio. Sua sócia, a Changi, tem pelo menos dois potenciais investidores em vista.
O Bndes confirma que quatro concessões - dos aeroportos do Galeão e Confins, BR-163, em Mato Grosso, e BR-040, entre Goiás e Minas Gerais - receberam empréstimos-ponte no valor de R$ 3,2 bilhões e ainda não têm crédito de longo prazo. Há casos ainda como da BR-060 que teve financiamento de longo aprovado, mas não contratado, porque não foram cumpridas condições exigidas para contratação.
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