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JC Contabilidade

- Publicada em 24 de Outubro de 2016 às 15:04

Campanha incentiva a cidadania fiscal

Longo diz que objetivo é mostrar a importância dos impostos à população

Longo diz que objetivo é mostrar a importância dos impostos à população


MARCELO G. RIBEIRO/JC
Responsável pelo atendimento de cerca de quatro milhões de pessoas por dia no Estado, o setor supermercadista gaúcho quer aproveitar sua penetração em 100% dos municípios do Rio Grande do Sul para estimular a responsabilidade fiscal dos consumidores e contribuir para a exigência de cupom fiscal no ato das compras.
Responsável pelo atendimento de cerca de quatro milhões de pessoas por dia no Estado, o setor supermercadista gaúcho quer aproveitar sua penetração em 100% dos municípios do Rio Grande do Sul para estimular a responsabilidade fiscal dos consumidores e contribuir para a exigência de cupom fiscal no ato das compras.
Com estes objetivos, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) uniu-se à Secretaria Estadual da Fazenda do RS (Sefaz-RS) para, através da campanha Verão Premiado, fortalecer a Nota Fiscal Gaúcha: nos meses de dezembro de 2016, janeiro e fevereiro de 2017, os consumidores que cadastrarem o seu CPF nas compras realizadas nos supermercados participantes concorrerão a um automóvel zero quilômetro, que será sorteado em junho de 2017. Além do automóvel oferecido pela Agas, os participantes concorrerão normalmente aos prêmios já previstos regularmente na Nota Fiscal Gaúcha.
A ideia, segundo o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, é fomentar a cidadania fiscal dos consumidores em todos os segmentos. "O setor supermercadista foi parceiro do governo na implantação da Nota Fiscal Gaúcha, e agora alia-se novamente ao poder público para reforçar, junto ao consumidor final, a importância de exigir documento fiscal no ato das compras não apenas nas lojas de supermercados, mas em todos os setores em que houver consumo e prestação de serviços", ressalta o supermercadista.
O dirigente da Agas destaca ainda que, com a iniciativa, a Associação está possibilitando que pequenos supermercados sorteiem um automóvel entre seus clientes. "O sorteio de carros é uma ação comum em grandes redes, e que agora oportunizamos ao pequeno varejo através do Verão Premiado. As peças gráficas e cartazes da campanha poderão inclusive receber a logomarca destas empresas, contribuindo para a divulgação e prestigiando as empresas participantes", sublinha Longo.
Para o secretário estadual da Fazenda do RS, Giovani Feltes, a campanha Verão Premiado será um complemento importante à Nota Fiscal Gaúcha, que já distribuiu mais de R$ 2,5 milhões em prêmios mensais aos contribuintes do RS somente em 2016. O valor total ao final do ano vai ultrapassar os R$ 4,3 milhões. "A NFG é um grande exemplo de solidariedade. Com um simples gesto de pedir a nota fiscal nas suas compras, o cidadão auxilia o Estado e o seu município a melhorar a arrecadação de impostos e ainda beneficia a entidade social da sua escolha com repasses em dinheiro", destaca o secretário.
A cada compra realizada em um supermercado participante nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, o consumidor terá direito a um cupom eletrônico para participação. Cada R$ 20,00 em compras dão cumulativamente ao participante um bilhete eletrônico extra. Os bilhetes serão gerados automaticamente pelo sistema, e o sorteio do automóvel Hiunday HB20 Confort 1.0 zero quilômetro ocorrerá no dia 1 de junho de 2017. A lista dos supermercados participantes estará disponível no site.
A Nota Fiscal Gaúcha é um programa que, por meio da distribuição de prêmios, visa incentivar os cidadãos e cidadãs a solicitar a inclusão do CPF na emissão do documento fiscal no ato de suas compras, bem como conscientizá-los sobre a importância social do tributo. Através do programa, os cidadãos concorrem a prêmios de até R$ 1 milhão, as entidades sociais por eles indicadas são beneficiadas por repasses, e as empresas participantes reforçam sua responsabilidade social com o Estado e a sociedade gaúcha.
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