Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Leitura

- Publicada em 31 de Outubro de 2016 às 11:46

Comunicação

Livro reúne dicas sobre gramática e ajuda na escolha de palavras para expressar um raciocínio da melhor forma

Livro reúne dicas sobre gramática e ajuda na escolha de palavras para expressar um raciocínio da melhor forma


Reprodução/JC
Em A escrita dos líderes você vai encontrar o caminho para conectar as palavras certas e, assim, expressar bem as suas ideias ao se comunicar com os outros por meio de textos. Em um mundo cada dia mais conectado, no qual impera a rapidez e as demandas estão com os prazos cada dia mais curtos, os tropeços na língua portuguesa se tornaram mais comuns do que deveriam.
Em A escrita dos líderes você vai encontrar o caminho para conectar as palavras certas e, assim, expressar bem as suas ideias ao se comunicar com os outros por meio de textos. Em um mundo cada dia mais conectado, no qual impera a rapidez e as demandas estão com os prazos cada dia mais curtos, os tropeços na língua portuguesa se tornaram mais comuns do que deveriam.
Keneth Roman e Joel Raphaelson, autores da obra, reúnem dicas sobre gramática e escolha de palavras para o leitor expressar um raciocínio da melhor forma. Além disso, abordam questões relacionadas ao tom da mensagem para evitar interpretações contrárias ao real sentido do recado que está sendo passado. Roman e Raphaelson se referem ao uso de vocábulos técnicos que, segundo eles, devem ser evitados quando não são de conhecimento comum a todos os leitores. Isso porque quando a sua mensagem não é direcionada à um grupo específico de profissionais, o significado de uma palavra pode ser desconhecido. A necessidade da obra deu-se a partir da avaliação dos escritores sobre textos comerciais com os quais se deparavam: mal escritos, pouco claros e confusos.
Roman também é coautor do livro How to Advertise. Ex-presidente do conselho administrativo e ex-CEO da Ogilvy , hoje atua como consultor corporativo e de organizações sem fins lucrativos. Já Raphaelson é ex-diretor de criação da Ogilvy e editou o livro The Unpublished David Oglivy, com a colaboração de Roman.
A escrita dos líderes; Keneth Roman e Joel Raphaelson; Editora Best Business; 240 páginas; R$ 34,90.

Gestão

Um conceito que propõe a volta a simplicidade na gestão de uma empresa. Essa é a definição do modelo Gestão Através de Ideias Atratoras (Gaia), criado por Fabio Freitas Jacques, apresentado no livro Quando a empresa se torna azul.
A partir do questionamento dos modelos atuais dentro das organizações, Jacques demonstra que nem sempre a solução de problemas de grande dimensão são complexas. O modelo Gaia é baseado em uma Ideia Atratora, que coloca em sintonia os objetivos das pessoas e da empresa. Criado com base na tese de que uma "empresa é uma entidade que tem por finalidade ou propósito transformar dinheiro em mais dinheiro através de uma atividade produtiva", pretende esclarecer que as ferramentas para aumentar a produtividade de uma organização estão dentro dela.
O Gaia foi desenvolvido com base nas experiências adquiridas ao longo dos 30 anos de carreira do autor, partindo da observação dos sistemas complexos dentro das organizações e a tendência humana de formar grupos. Graduado em engenharia metalúrgica pela Ufrgs, o autor trabalhou na gerência da ATH Albarus (atual GKN do Brasil Ltda.) e Dana Albarus S.A. Sua carreira também inclui experiências em empresas de cidades gaúchas como Novo Hamburgo, Esteio e Parobé, nesta última como gerente industrial da empresa de Calçados Bibi. A sua atuação se estendeu a organizações em Santa Catarina.
Quando a empresa se torna azul; Fabio Freitas Jacques; Editora Alcance; 120 páginas; disponível em versão digital.

Sucesso

Em A excelência do Olho de Tigre, o especialista em desenvolvimento profissional Renato Grinberg compara o mundo corporativo aos felinos, em especial tigres e leões. Isso porque, segundo o autor, assim como os felinos, que mesmo saciados demonstram interesse nas presas, o profissional de sucesso deve continuar buscando o aumento do seu território.
De acordo com a obra, o caminho para atingir o sucesso é difícil e, ao contrário do que muitos pensam, o esforço não termina quando os objetivos são atingidos, é preciso investir em um processo de expansão, para não correr o risco de perder o que construiu. Grinberg ainda compara os empresários de sucesso a tigres famintos, considerando o seu poder de observação para ameaças e como planejam, atacam, inovam e comunicam-se a todo tempo. Ao contrário dos diversos livros que indicam o caminho para o sucesso, este foca em ajudar o leitor a manter as conquistas e crescer cada dia mais. "O Olho de Tigre não possui limitações", afirma o autor.
Com experiência em multinacionais nos Estados Unidos, Grinberg ajudou pessoas a atingirem o ápice na vida profissional. O autor, que possui MBA em Marketing e Finanças pela University of Southern California, atua como palestrante no Brasil e também fora do País. Além disso, é diretor geral da prática de Liderança e Gestão da BTS. Grinberg também é autor de A estratégia do Olho de Tigre, O instinto do sucesso e O líder Alfa.
A excelência do Olho de Tigre; Renato Grinberg; Editora Gente; 176 páginas; R$ 29,90.