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Empresas & Negócios

- Publicada em 18 de Outubro de 2016 às 14:23

Setor de cobranças é cada vez mais digital

Alexandre Azzoni é diretor da CallFlex Sistemas

Alexandre Azzoni é diretor da CallFlex Sistemas


CallFlex Sistemas/Divulgação/JC
De acordo com estudo da Gartner, até 2020, 85% dos atendimentos serão realizados de forma virtual. No setor de cobrança isso não é diferente. A automação dentro dos contact centers hoje é a junção de necessidade e realidade. A aliança entre o digital, a automação e o autosserviço é o que vem movendo o setor que, com os reflexos da crise econômica, passou a ter uma maior demanda do volume de dívidas a serem cobradas, mas também teve que lidar com o baixo budget (ganhos e perdas) das empresas.
De acordo com estudo da Gartner, até 2020, 85% dos atendimentos serão realizados de forma virtual. No setor de cobrança isso não é diferente. A automação dentro dos contact centers hoje é a junção de necessidade e realidade. A aliança entre o digital, a automação e o autosserviço é o que vem movendo o setor que, com os reflexos da crise econômica, passou a ter uma maior demanda do volume de dívidas a serem cobradas, mas também teve que lidar com o baixo budget (ganhos e perdas) das empresas.
Custos mais baixos, maior produtividade, serviço mais acessível ao cliente final e nos canais que ele deseja. A possibilidade da recuperação de crédito sem burocracia, em qualquer dia ou horário, tudo acessível com apenas um clique. O WhatsApp, um dos principais meios de comunicação da atualidade, consiste também em uma plataforma de relacionamento entre empresa e cliente.
Nessa linha, o atendimento multicanal integrado consiste em uma ferramenta essencial para que as empresas possam atender aos mais diversos perfis de público de forma eficiente, levando em consideração as suas características, independementemente de onde quer que eles estejam. São vantagens para o contact center, para o credor e o devedor que deseja recuperar o seu crédito no mercado.
Vale lembrar que tudo isso é possível devido a empresas de tecnologia que se anteciparam a essa demanda e desenvolveram soluções para atender a esse novo perfil do consumidor. Também faz parte desse movimento a nova realidade econômica das companhias e de um mundo que hoje é digital.
Robôs capazes de interagir com humanos em uma ligação, uma conversa por chat ou
WhatsApp. A possibilidade de solicitar um boleto, negociar uma dívida, tudo de forma on-line sem nenhuma intervenção de um agente humano. Isso significa contar com praticidade, zero burocracia e constrangimento.
Simplesmente fica impossível se imaginar que contact centers atuem sem automatizarem suas operações por todos os motivos já citados. Não se trata de um complemento, mas algo essencial para as empresas de cobrança que querem se manter vivas e competitivas em um mercado cada vez mais acirrado.
No final, trata-se de um grande círculo, no qual todos se beneficiam: desenvolvedores de soluções automatizadas para o setor, empresas de cobrança, credores e clientes. O setor de cobranças nada mais está fazendo do que se adaptar à realidade de seus stakeholders, realidade esta que, fora do Brasil, já existe há alguns anos. Agora é a vez de as empresas nacionais fazerem o dever de casa e oferecerem ao público estratégico o que não apenas espera, mas que exige e que se torna fundamental na hora em que escolhe um prestador de serviço.
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