Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 20 de Setembro de 2016 às 22:34

Festejo Farroupilha incluiu campanha

Marcus Meneghetti
Faltando 10 dias para o fim da campanha de rua nas eleições de 2016, os candidatos têm se concentrado em espaços de grande aglomeração de pessoas. Ontem, o foco dos aspirantes a um cargo eletivo foi o Parque da Harmonia, onde o encerramento do Acampamento Farroupilha reuniu milhares de visitantes no último dia do evento.
Faltando 10 dias para o fim da campanha de rua nas eleições de 2016, os candidatos têm se concentrado em espaços de grande aglomeração de pessoas. Ontem, o foco dos aspirantes a um cargo eletivo foi o Parque da Harmonia, onde o encerramento do Acampamento Farroupilha reuniu milhares de visitantes no último dia do evento.
Os arredores do acampamento - principalmente a avenida Augusto de Carvalho e a rua Otávio Francisco Caruso da Rocha - foram tomados por centenas de militantes de diversos partidos que agitavam bandeiras, distribuíam panfletos e executavam jingles de candidatos em carros de som.
Os visitantes que caminharam, por exemplo, pela Otávio Francisco até a entrada do parque acumularam panfletos de diversos candidatos a vereador, e, em alguns momentos, os carros de som estavam tão próximos que era difícil distinguir uma música da outra. Na calçada, havia muitos folhetos descartados.
Mas a movimentação de campanha ficou do lado de fora do parque, pois, conforme o regulamento do Acampamento Farroupilha 2016, "é proibido o uso de volantes de distribuição ou qualquer outro meio de distribuição e propaganda no interior do Parque da Harmonia sem a autorização da Coordenação do Acampamento Farroupilha".
O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairioli Callegaro, explicou que não foi permitido que visitantes entrassem portando bandeiras, apenas adesivos de candidatos ou partidos. "A propaganda política tem fóruns específicos para isso. Aqui não é permitido, pois é o lugar de reverenciarmos a cultura regionalista", disse Callegaro.
O servidor público Ricardo Souza estava na entrada do parque, participando de um bandeiraço da candidata Luciana Genro (PSOL). Ele relatou que, em determinado momento, entrou no parque com a bandeira nas costas e "os seguranças do parque se aproximaram de mim e disseram para enrolar a bandeira, porque a norma do acampamento era que não podia fazer nenhum tipo de campanha política".
Entretanto, um homem distribuía panfletos do candidato Sebastião Melo (PMDB) dentro do parque, inclusive gritando o nome do candidato e o número do partido: "Melo, Sebastião Melo, 15!"
Apesar de não ser possível distribuir material de campanha dentro do acampamento, os candidatos podem circular pelo local e conversar com eleitores. Entre os candidatos que passaram por lá ontem estavam Melo, Raul Pont (PT) e Nelson Marchezan Júnior (PSDB).
O peemedebista - que também é vice-prefeito - conversou com as pessoas que circulavam pelo local. "Sinto que a nossa campanha tem crescido cada vez mais nas ruas. Vejo que as pessoas estão aceitando bem as nossas ideias e isso nos motiva a seguir trabalhando duro", avaliou Melo.
Acompanhado do ex-governador Olívio Dutra (PT), Pont conversou com eleitores. Ele e Olívio eram parados a todo momento para tirarem fotos com os passantes. "A campanha tem sempre que levar em conta os locais que as pessoas frequentam. É um momento de aliar recreação e lazer com o diálogo com as pessoas", comentou o candidato do PT. Marchezan visitou piquetes, encontrou amigos e tirou fotos principalmente com as crianças.
pageitem_20_09_16_21_54_16_pg_20.jpg
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO