Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

eleições 2016

- Publicada em 07 de Setembro de 2016 às 22:45

'Respeito oposição de verdade', diz Melo

Pont (E) e Melo acompanharam desfile de Sete de Setembro em Porto Alegre

Pont (E) e Melo acompanharam desfile de Sete de Setembro em Porto Alegre


FREDY VIEIRA/JC
Sob um forte vento - em alguns momentos, próximo a 50 km/h - o evento anual que comemora o feriado da Independência virou palco para ações das campanhas do petista Raul Pont e do vice-prefeito Sebastião Melo (PMDB) à prefeitura de Porto Alegre.
Sob um forte vento - em alguns momentos, próximo a 50 km/h - o evento anual que comemora o feriado da Independência virou palco para ações das campanhas do petista Raul Pont e do vice-prefeito Sebastião Melo (PMDB) à prefeitura de Porto Alegre.
Pont acompanhou o desfile próximo à área de dispersão, onde havia cerca de 300 manifestantes que participavam do "Grito dos Excluídos", organizados por movimentos sociais e centrais sindicais. Para o petista, o momento simbólico da comemoração pela Independência do País, que representa a soberania nacional, vive agora a antítese disso.
"As medidas e políticas implementadas, como o projeto que propõe o fim da partilha do pré-sal pela volta da concessão, representam um retrocesso para a soberania do País", avalia o candidato, fazendo referência ao PL nº 4.567/2016, que tramita no Congresso Nacional. Pont também passou pela manifestação.
Sebastião Melo (PMDB) chegou apenas para acompanhar o fim do desfile, depois de cumprir agenda na região das Ilhas. Para o candidato, o protesto não interfere no pleito municipal. "O eleitor quer saber como o futuro gestor vai resolver os problemas dele e da cidade", ponderou.
Melo associou a manifestação que ocorria com as diferentes orientações presentes na disputa, e fez referência ao discurso de quem ele considera "oposição de ocasião". "Respeito muito a oposição de verdade, como o Pont, que está aqui (fala apontando para o oponente), mas falta muita coerência a alguns candidatos", criticou.
O evento oficial do 7 de Setembro seguiu o protocolo tradicional de todos os anos. Sem discurso das autoridades, o público apenas se manifestou, com poucas vaias, quando foi anunciada a chegada do governador José Ivo Sartori (PMDB) ao palanque principal.

PV abre processo disciplinar contra Marcello Chiodo

A executiva municipal do PV não reconhece o recurso apresentado pelo candidato Marcello Chiodo (PV) à Justiça Eleitoral, na tentativa de reverter a decisão que indeferiu a candidatura da majoritária do partido em Porto Alegre. Em nota, o presidente municipal do PV, Álvaro Puglieiro Troviscal, informa que o recurso foi apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sem aval da executiva.
A sigla também decidiu suspender os direitos partidários de Chiodo, enquanto realiza processo disciplinar para avaliar a postura dele. Por enquanto, segundo o TRE, o recurso está com a juíza responsável, aguardando apreciação. Nesse meio tempo, a candidatura de Chiodo se mantém sub judice, o que significa que ele continua concorrendo até que o processo seja devidamente julgado.
A candidatura de Chiodo à prefeitura de Porto Alegre foi indeferida na sexta-feira, 2 de setembro, devido à não comprovação de elegibilidade do candidato a vice na chapa, João Quadros, do mesmo partido. Com prazo para recorrer da decisão até segunda-feira, Chiodo reuniu membros da executiva municipal do PV, que indicaram Eduardo Bochi em substituição a Quadros na chapa.
Chiodo conseguiu registrar sua candidatura por meio de liminar obtida na Justiça. Sua candidatura foi definida em convenção do partido no dia 24 de julho.
{'nm_midia_inter_thumb1':'http://jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2016/09/07/206x137/1_pageitem_07_09_16_21_14_03_pg_20-559184.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'57d0ad4e088d4', 'cd_midia':559184, 'ds_midia_link': 'http://jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2016/09/07/pageitem_07_09_16_21_14_03_pg_20-559184.jpg', 'ds_midia': 'pageitem_07_09_16_21_14_03_pg_20.jpg', 'ds_midia_credi': '', 'ds_midia_titlo': 'pageitem_07_09_16_21_14_03_pg_20.jpg', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '393', 'cd_midia_h': '800', 'align': 'Left'}