Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 04 de Setembro de 2016 às 17:09

Protesto contra Temer fecha avenida Paulista

Manifestantes também reprovaram impeachment da presidente Dilma Rousseff e pediram 'diretas já'

Manifestantes também reprovaram impeachment da presidente Dilma Rousseff e pediram 'diretas já'


MIGUEL SCHINCARIOL/AFP/JC
Na tarde deste domingo, uma multidão se reuniu na avenida Paulista, em São Paulo, para uma manifestação contra o governo de Michel Temer e o impeachment de Dilma Rousseff.
Na tarde deste domingo, uma multidão se reuniu na avenida Paulista, em São Paulo, para uma manifestação contra o governo de Michel Temer e o impeachment de Dilma Rousseff.
O protesto começou a andar no sentido Consolação por volta das 17h30min e deve seguir pela avenida Rebouças até o Largo da Batata, em Pinheiros, zona Oeste.
Com faixas de "fora Temer" e placas de "diretas já", os manifestantes ocuparam as duas faixas da via em frente ao Masp. O ato foi chamado pelas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, compostas por movimentos como o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e CMP (Central de Movimentos Populares).
Previsto anteriormente para as 14h, o protesto teve o horário de início atrasado para as 16h30min, em acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, para não entrar em conflito com o evento de passagem da tocha paralímpica, que ocorreu por volta das 13h.
Entre as figuras políticas que compareceram estão o ex-senador Eduardo Suplicy (PT) e a deputada federal Luiza Erundina (PSOL), candidata a prefeita de SP. Ambos foram muito aplaudidos.
"Vim juntar a minha voz àquelas que estão lutando por democracia", afirmou a cartunista Laerte Coutinho. Ela diz esperar que, ao contrário das manifestações anteriores, não haja confronto com a polícia. "Mas a violência contra as manifestações pela democracia não tem nada a ver com black blocs ou vandalismo, é programada."
No Rio de Janeiro, cerca de 5 mil manifestantes contrários ao impeachment de Dilma protestaram na avenida Atlântica, em Copacabana. O ato pacífico começou bem em frente ao hotel Copacabana Palace e seguiu para o Leme. Aos gritos de "fora Temer", muitos ostentaram cartazes acusando "golpe" no processo que causou a deposição de Dilma. Cabos eleitorais de candidatos de partidos de esquerda à prefeitura do Rio engrossaram o grupo.
A manifestação estava restrita ao pátio localizado em frente ao hotel, mas, às 12h25min, o grupo tomou a única faixa da avenida aberta à circulação de veículos - meia pista da Atlântica é fechada aos domingos.
O número de manifestantes, que começou em cerca de 700 por volta das 12h, subiu rapidamente e chegou a, pelo menos, 5 mil pessoas protestando na avenida Atlântica. Aos gritos de "Temer golpista" e "diretas já", os manifestantes caminharam em direção ao bairro de Botafogo, com bandeiras e faixas de movimentos sociais e diversos grupos políticos.
Os grupos contrários ao processo de impeachment de Dilma Rousseff também marcaram um ato na avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo. 
Desde que o Senado aprovou o afastamento de Dilma, várias capitais no País têm sido palco de protestos contra o presidente Michel Temer (PMDB). Na capital paulista, por exemplo, ocorreram atos todos os dias da semana passada, com alguns grupos minoritários depredando patrimônio e entrando em confronto com a Polícia Militar.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO