Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 05 de Setembro de 2016 às 16:27

A importância da indústria química

A Química é essencial para a existência de vida. Ela faz parte do dia a dia das pessoas. A indústria química brasileira está entre as 10 maiores do ranking internacional e em segundo lugar no PIB da indústria de transformação no Brasil.
A Química é essencial para a existência de vida. Ela faz parte do dia a dia das pessoas. A indústria química brasileira está entre as 10 maiores do ranking internacional e em segundo lugar no PIB da indústria de transformação no Brasil.
Em nosso Estado, o setor é representado pelo Sindicato das Indústrias Químicas no Rio Grande do Sul (Sindiquim-RS). A entidade recebeu sua carta sindical em 1941 e completa 75 anos em 2016. Começou com 22 empresas e hoje conta com mais de 700. O Polo Petroquímico foi o marco mais simbólico, por unir diversos segmentos da sociedade para torná-lo possível.
A maturidade do setor é demonstrada através das questões ambientais, como o Programa de Atuação Responsável, o Pró-Química, e o Sistema de Avaliação em Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade. Outra atuação forte do Sindiquim-RS é no combate aos produtos piratas, que causam riscos à população e ao ecossistema. Atualmente, a indústria química gaúcha representa 8,8% do PIB industrial do Rio Grande do Sul e gera 17.159 empregos formais, o equivalente a 2% da indústria de transformação do Estado. Em 2015, o setor recolheu
R$ 873,71 milhões de ICMS para o Rio Grande do Sul, 11,4% a mais do que em 2014, já retirados os efeitos da inflação.
É possível alcançar índices ainda maiores, e só não o fazemos por barreiras impostas por órgãos reguladores, que ao invés de agilizarem os processos, dificultam e retardam resultados, impedindo o melhor desenvolvimento. Novos investimentos vão para outros estados, mais ágeis, mas tão exigentes quanto o nosso. A indústria química gaúcha não quer facilidades, mas precisa de agilidade.
A união de todos empresários e da sociedade, assim como ocorreu na década de 1970 para instalar o Polo, é fundamental para a retomada do crescimento. Nesta terça-feira, 6 de setembro, podemos reiniciar o mesmo processo, quando o Sindiquim-RS será homenageado na Assembleia Legislativa, proposição da deputada Any Ortiz (PPS).
Presidente do Sindiquim-RS
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO