Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 05 de outubro de 2016. Atualizado às 22h38.

Jornal do Comércio

logo
COMENTAR | CORRIGIR

Simbios Produtos Biotecnológicos Ltda.

Notícia da edição impressa de 06/10/2016. Alterada em 05/10 às 20h36min

Manejo sanitário com nova tecnologia

Projeto visa a desenvolver novas tecnologias de diagnóstico molecular baseadas em amplificação isotérmica de DNA

Projeto visa a desenvolver novas tecnologias de diagnóstico molecular baseadas em amplificação isotérmica de DNA


SIMBIOS /DIVULGAÇÃO/JC
A constante vigilância da Simbios Produtos Biotecnológicos Ltda. sobre a evolução nos métodos diagnósticos e suas aplicações tem possibilitado muitos avanços. O projeto visa a desenvolver novas tecnologias de diagnóstico molecular baseadas em amplificação isotérmica de DNA que possibilitem procedimentos analíticos rápidos e acurados, dispensando equipamentos sofisticados e permitindo instalações laboratoriais simples, próximas da necessidade de diagnóstico no ambiente agroindustrial, racionalização no treinamento e aprimoramento da qualidade de resultados. Segundo o diretor executivo, André Fonseca, a ideia não é original da empresa, mas baseada em prospecção científica. "Reconhecemos características essenciais no método escolhido, ao aliar a sensibilidade e especificidade das sofisticadas análises de DNA à simplicidade de operações laboratoriais bem básicas", acrescenta.
O foco foi buscar subsídio por meio do Tecnova RS para desenvolver possibilidades diagnósticas inéditas para o manejo sanitário de plantéis de produção de avicultura e suinocultura. Fonseca afirma que a tecnologia foi absorvida pela empresa, que desenvolveu aplicações inéditas de diagnóstico, entre as quais detecções específicas de sorotipos de Salmonella, problema muito relevante em saúde animal e segurança alimentar. Todos são associados a doenças prevalentes e de impacto econômico na produção avícola ou ainda representem risco no processo de transformação das matérias-primas no ambiente das agroindústrias de produção de carnes.
Protótipos dos produtos já estão em testes em laboratórios agroindustriais, mostrando bons resultados. O projeto superou seus objetivos, trazendo para a Simbios o domínio da tecnologia de forma mais abrangente e robusta do que originalmente era pretendido. A Simbios volta-se agora à ampliação de usos desta nova tecnologia, ou seja, criar novas aplicações diagnósticas; e ao desenvolvimento da apresentação dos produtos, dos processos de produção industrial e da abordagem comercial.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia