Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 05 de outubro de 2016. Atualizado às 23h58.

Jornal do Comércio

logo
COMENTAR | CORRIGIR

FALKER AUTOMAÇÃO AGRÍCOLA LTDA.

Notícia da edição impressa de 06/10/2016. Alterada em 05/10 às 23h58min

Informação precisa para o agricultor

Albuquerque salienta que o sistema é utilizável em qualquer tipo de cultura

Albuquerque salienta que o sistema é utilizável em qualquer tipo de cultura


FALKER /DIVULGAÇÃO/JC
Cada vez mais, a tecnologia tem se tornado uma aliada no dia a dia do agricultor e a chamada agricultura de precisão uma realidade em muitas propriedades País afora. Não é à toa que cresce exponencialmente o número de adeptos dessa modalidade, que garante um incremento de produtividade de 20% a 30% no campo. De olho nesse mercado, a Falker Automação Agrícola Ltda. desenvolveu um sistema de gestão para a agricultura de precisão. A solução consiste em um software que permite uma melhor organização dos dados e gera mapas georreferenciados da área plantada, ajudando a saber, por exemplo, se determinados pontos precisam de mais ou menos insumos para serem produtivos.
Para captar as informações, o agricultor deve colocar uma série de sensores junto à área cultivada. O diretor da Falker Márcio Albuquerque explica que eles funcionam como concentradores. Esses equipamentos são os responsáveis por coletar os dados referentes as condições de cada parte da lavoura, enviando-os ao sistema. Nesse sentido, as informações também vão para a nuvem e podem ser acessadas via internet pelo produtor. Além do mais, são facilmente assimiladas pelos computadores de bordo de muitas máquinas agrícolas. "O controlador recebe o mapa de recomendação e, a partir daí, pode fazer a aplicação adequada de insumos", destaca Albuquerque.
O diretor da Falker salienta que o sistema é utilizável em qualquer tipo de cultura, passando do plantio de grãos à silvicultura. Entretanto, o foco da empresa é comercializar a plataforma principalmente entre os produtores de grãos. O diferencial do produto é justamente a sua versatilidade. "O nosso software roda tanto em PC quanto na nuvem", afirma Albuquerque. Apesar de o objetivo ser concentrar esforços no mercado nacional, a companhia vislumbra a possibilidade de exportar o produto a outros países.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia