Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, domingo, 18 de setembro de 2016. Atualizado �s 23h13.

Jornal do Com�rcio

Semana Farroupilha

COMENTAR | CORRIGIR

acampamento

Not�cia da edi��o impressa de 19/09/2016. Alterada em 18/09 �s 23h06min

Acampamento Farroupilha: Tradi��o mantida acesa

A chama crioula foi trazida por dois grupos de cavalarianos e marcou a abertura oficial do Acampamento Farroupilha, no Parque da Harmonia em Porto Alegre

A chama crioula foi trazida por dois grupos de cavalarianos e marcou a abertura oficial do Acampamento Farroupilha


FREDY VIEIRA/JC
Seguindo uma tradição que se repete a cada ano, a chegada da chama crioula, trazida por dois grupos de cavalarianos, marcou a abertura oficial do Acampamento Farroupilha, no dia 7 de setembro. O artefato símbolo do nativismo e do apego do gaúcho à sua terra foi aceso a partir de duas centelhas, a Chama da Pátria, situada no Parque da Redenção, e a Crioula, que está na sede da Primeira Região do Movimento Tradicionalista Gaúcho, na Zona Sul de Porto Alegre. No ano em que se completam 180 anos da proclamação da República Rio-Grandense, o evento tem como tema "Campeirismo Gaúcho e a sua Importância Social e Cultural".
O aniversário da república proclamada em 11 de setembro de 1836 pelo general Antônio de Souza Netto foi o tema principal do desfile temático da semana farroupilha, intitulado como "República das Carretas" em alusão às carretas utilizadas pelos farroupilhas para se deslocar durante a revolução. "Entendemos esta data, que marca os 180 anos de um episódio tão significativo na vida do Estado e do País, deva ser revisitada, comemorada, debatida, e as discussões sobre o tema haverão de ampliar o espectro do conhecimento e da compreensão de nossa jornada enquanto cultura e sociedade identificáveis", diz Luis Vinicius Brum, presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore.
Já o desfile tradicional ocorre nesta terça-feira, 20 de setembro, a partir das 8h30min, e o acampamento seguirá aberto com atividades até às 21h30min. Neste ano, o parque conta com a participação de 365 piquetes, oriundos de diferentes partes do Rio Grande do Sul. Desses, 40 integram um projeto da prefeitura de Porto Alegre chamado Turismo de Galpão, no qual receberam capacitação para recepcionar os turistas dispostos a conhecer melhor a cultura gaúcha e desfrutar a culinária local. A coordenadora do projeto, Natália Medeiros, destaca que tem havido bastante interesse do público vindo de fora do Rio Grande do Sul. Até a primeira semana do acampamento, passaram pelo evento pessoas de 19 estados brasileiros e de 20 países, com destaque para grupos de turistas portugueses, chineses, alemães e austríacos.
O evento ainda conta com atrações como a Feira de Artesanato, na qual participam mais de 60 expositores que vendem vestimentas típicas, utilidades para o lar, móveis e outros produtos gauchescos. Além disso, destaca-se a praça de alimentação, que está voltada para a culinária campeira e conta com estabelecimentos como açougue, padaria, churrascaria, estandes com carnes de diferentes cortes, produtos coloniais, entre outros.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia