Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Inovação

- Publicada em 04 de Setembro de 2016 às 21:55

Tecnologia automatiza manejo hídrico no campo

Batalha destaca a possibilidade de mapeamento de demandas

Batalha destaca a possibilidade de mapeamento de demandas


CLAITON DORNELLES/JC
Os agricultores ganharam uma aliada e tanto para ajudar no mapeamento das demandas de irrigação do campo. A Irriger lançou, na semana passada, durante a Expointer 2016, uma plataforma para a gestão do manejo hídrico. O sistema permite o monitoramento em tempo real, tanto por meio sensores acoplados aos equipamentos como nas estações meteorológicas.
Os agricultores ganharam uma aliada e tanto para ajudar no mapeamento das demandas de irrigação do campo. A Irriger lançou, na semana passada, durante a Expointer 2016, uma plataforma para a gestão do manejo hídrico. O sistema permite o monitoramento em tempo real, tanto por meio sensores acoplados aos equipamentos como nas estações meteorológicas.
A ideia é que a tecnologia oriente com mais precisão o produtor a otimizar o uso dos recursos hídricos, o que se faz necessário diante do cenário atual do País, marcado por sérios problemas de distribuição de chuvas e abastecimento de água. "Essa ferramenta vai ajudar os agricultores a mapear as demandas de irrigação e acompanhar o rendimento dos sistemas adotados, o que traz reflexos como a redução de custos e o aumento da produtividade", comenta o consultor técnico da Irriger, Bruno Ribas Batalha.
Os diversos sensores ligados à estação meteorológica, que fica em um pedestal instalado no campo, fazem o controle e posterior cálculo da perda de água. Já para identificar o que entra de água, via irrigação ou chuva, são instalados dispositivos nos equipamentos de irrigação.
Esses dados são coletados pela plataforma on-line, que gera, de forma simplificada e por escala de cor e gráficos, informações sobre a situação hídrica do campo. A conexão dos sensores com o computador é feita via celular - os dado são enviados para a nuvem. "O grande diferencial da nossa solução é essa conexão automatizada com o equipamento de irrigação, o que permite fazer toda programação a distância", diz. O foco de comercialização desse sistema são desde campos a partir de 30 até mais de 2 mil hectares.
A plataforma para gestão de manejo hídrico é resultado de uma parceria entre a Irriger, empresa de consultoria voltada para engenharia e gestão da irrigação, e a Valley Irrigação. O Irriger Connect integra diversas ferramentas voltadas para engenharia e gestão, com funcionalidades como a de aferição e calibração dos equipamentos de irrigação, estação meteorológica automática e programa de treinamento.
Uma das funcionalidades é a que permite um planejamento mais adequado de irrigações. Isso é possível a partir da análise mensal do consumo de energia, que auxilia na redução de custos KWh, com a eliminação de multas tarifárias, enquadramento da demanda de acordo com a necessidade e maximização do uso do horário reservado (tarifa reduzida). O sistema também está ligado ao Field Commander, equipamento para gestão da operação dos pivôs, com monitoramento e automação remota, como liga e desliga, mudança de direção e velocidade.

Robô vai dar dicas para turistas durante Paralimpíadas

Mais de 500 usuários e 5 mil mensagens foram trocadas com o assistente virtual AskRio2016 durante as Olimpíadas, sistema que apresenta dicas de restaurantes, pontos turísticos, locais dos eventos na cidade olímpica, ferramenta de tradução e conversão de moeda. O sucesso da ferramenta de inteligência artificial, criada pela startup brasileira Harlio, fez com que os serviços fossem estendidos para os Jogos Paralímpicos, que acontecem de 7 a 18 de setembro, no Rio de Janeiro.
Com uma linguagem natural, o chatbot, um robô que trabalha 24 horas por dia, funciona como um assistente virtual que gerencia perguntas e respostas automaticamente sobre a cidade dos jogos.
"Uma das vantagens é que não há necessidade de download de aplicativos e você pode obter todas as informações necessárias apenas usando o Messenger, poupando a memória dos smartphones dos usuários", explica um dos sócios da Harlio, Diego Ramiro. Ele explica que a conversa pode ser iniciada pelo perfil do Facebook (Messenger) através do login do usuário.
Em abril deste ano, o Facebook disponibilizou ferramentas para desenvolvedores de outras empresas criarem chatbots no Messenger, seu aplicativo de mensagens. A novidade representa um grande avanço sobre os aplicativos tradicionais com um custo de desenvolvimento 70% mais barato que qualquer aplicativo.