Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 05 de setembro de 2016. Atualizado às 12h45.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Roberto Brenol Andrade

Palavra do Leitor

Notícia da edição impressa de 05/09/2016. Alterada em 04/09 às 18h16min

Memorial do RS

Acaba de ser reinstalada, no Memorial do RS, a exposição "Linha do Tempo - História do Rio Grande do Sul", que se encontrava recolhida desde 2013. Seus painéis temático-cronológicos, de excelente conteúdo e formato, retratam a história cultural, política e econômica de nosso Estado. Sua idealização e confecção, nos anos 1990, contou com a orientação do renomado designer de museus norte-americano, Ralph Appelbaum. Este importante registro de nossa história volta a ser instalado em um espaço que não poderia ser mais apropriado: o Memorial do RS. (José Mariano Bersch)
Vandalismo
Resolverá mesmo o quê destruir 144 contêineres de lixo em Porto Alegre? O que adiantará pichar prédios, destruir bancos e casas comerciais? Isso só traz prejuízos à população, em todos os sentidos. A agência do Bradesco, da avenida Protásio Alves, em frente ao Hospital de Clínicas, foi depredada e caixas eletrônicos arrebentados. Os aposentados do INSS não puderam retirar os seus valores na sexta-feira, com evidentes prejuízos pessoais. Os vândalos aproveitam de tudo e só destroem. Para mim, são recalcados, frustrados, sem destino, sem metas na vida e que aproveitam os protestos, válidos desde que sem violência, para destruir. Nos protestos - notem bem - contra Dilma Rousseff, em Porto Alegre, em meses anteriores, infiltrados também vandalizaram. Prova de que não têm ideologia alguma. Querem mesmo é baderna. Cadeia neles, que são minoria. (Waldemar Fontes, Porto Alegre)
Sinaleira
Está difícil o trânsito em Porto Alegre. Geralmente, os motoristas, como eu, não respeitam muito os pedestres, o que está absolutamente errado. Motociclistas, então, e não é implicância, raramente param no sinal vermelho. Mas, tem pedestre que é um deboche. Eu parei em uma sinaleira até que o sinal ficasse verde para os veículos. Pois pedestres continuaram atravessando - mesmo quando o sinal deles ficou vermelho (tem sinal para pedestres neste cruzamento da Protásio Alves) - e eu parado, trancando o trânsito. Apontei para a sinaleira dos veículos, com a cor verde para mim. Aí, os pedestres me mostraram que estavam usando a faixa de segurança. Então, pergunto à SMT/EPTC: o que vale, nestes casos: a faixa de segurança para pedestres sempre é preferencial ou predomina o sinal verde ou vermelho para eles e os veículos? (Luiz Arcadi, Porto Alegre)
Previdência
Acho muito importante a proposta de reforma da Previdência que está sendo realizada e que será enviada ao Congresso. Com certeza, também deve estar sendo programado, dentro dos estudos técnicos, o reajuste em todos os níveis de acordo com os índices inflacionários, já previstas e consideradas as regras para a sustentabilidade do sistema. (Helenita Thomé, jornalista, Porto Alegre)
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Dorian R. Bueno 05/09/2016 12h22min
IDOSO OU EXPERIMENTADO NA VIDA !!!nnEm nossa vida chegará o dia que precisaremos assumir a nossa maturidade de ser uma pessoa que passou por tudo um pouco, assumindo nestas novas fases as mudanças de conduta, física, emocional, idade, saúde, novas manias tecnológicas, e principalmente dos benefícios que poderemos usufruirnnVou tirar uma senha para idoso mesmo que esteja com este visual de quarentão, cinqüentão segundo as gurias, não deu outra foi atendido em menos de 3 minutos tendo em vista que somente tinha uma pessoa na sua frente, e não era um idoso.nnGraças a DEUS, ele assumiu que é um VOVÔ bem experimentado, vai poder gozar muito dos benefícios de ter chegado a esta linda fase da vida a onde os mais velhos viram novamente crianças, cheios de manias, e caso ainda possuírem saúde, vão continuar trabalhando e amando a vida.nnEu torço demais que os nossos queridos e experientes velhinhos, sejam sempre cada vez mais vitoriosos, respeitados pelo Governo Federal quanto as suas aposentadorias, e que possam continuar tendo qualidade de vida.nnAbs. Dorian Bueno Google+, POA, 05.09.2016n