Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 01 de setembro de 2016. Atualizado �s 23h23.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 02/09/2016. Alterada em 01/09 �s 20h36min

A��es de vanguarda

A Ford eliminou totalmente o envio de resíduos para aterro sanitário em sua unidade fabril de São Bernardo do Campo (SP). Com isso, a companhia conclui mais uma etapa de seu plano de sustentabilidade no Brasil: a fábrica paulista de Taubaté havia conseguido o nível zero de resíduos descartados no início deste ano e a de motores em Camaçari, na Bahia, já foi concebida sob esse conceito ambiental. Em outra esfera, mas também em São Bernardo do Campo, a Ford iniciou um projeto-piloto de compartilhamento de frota, iniciativa que dará aos empregados do complexo industrial a oportunidade de alugar carros da empresa aos fins de semana e feriados. O experimento terá duração de seis meses e permitirá analisar elementos-chave para alternativas de negócios, testar a reação dos clientes à proposta de serviços de mobilidade e identificar eventuais necessidades de soluções técnicas.
Contrato relevante
A Volvo Bus Latin America fechou seu maior contrato de telemática no continente. A companhia está equipando 250 ônibus do sistema de transporte público de Cali, uma das maiores cidades da Colômbia, com seu software de gerenciamento de frotas. A venda acontece depois de um período de seis meses de demonstração da solução, que auxilia as transportadoras de passageiros no acompanhamento da operação, contribuindo para maior eficiência das atividades e maior rentabilidade do negócio.
Portfólio ampliado
A BMW começou a produção do modelo X4 na fábrica de Araquari (SC), ampliando seu portfólio nacional. O veículo, definido pela marca como um "cupê de atividade esportiva", chega às revendas com preço fixado em R$ 299.950,00, sem redução em relação ao que era importado.
Soluções autônomas
A Mobileye e a Delphi Automotive anunciaram uma parceria para desenvolvimento conjunto de soluções para carros autônomos. O programa prevê a integração com diversas plataformas de veículos distintos de uma gama mundial de clientes. A produção deve começar em 2019. A Mobileye é líder mundial em sistemas de sensores baseados em visão, rastreamento, localização e aprendizagem de máquina com foco no ramo automotivo, enquanto a Delphi é referência em softwares de direção autônoma, sensores e sistemas de integração.
Mudanças hierárquicas
O executivo Carlos Zarlenga foi promovido a presidente da General Motors do Brasil, substituindo Santiago Chamorro, que também está ascendendo na hierarquia da empresa, assumindo o cargo de vice-presidente de Global Connected Customer Experience (área de conectividade e relação com o cliente) na matriz, em Detroit (EUA). Zarlenga atuou como CFO da General Motors América do Sul e como presidente da subsidiária responsável pelos mercados da Argentina, Uruguai e Paraguai.
Aquisição estratégica
O Grupo Michelin efetivou a compra de 100% das ações do Grupo Levorin, fabricante brasileira de pneus de motocicletas e bicicletas. Fundada em 1943, essa empresa familiar, especializada no segmento chamado utilitário (deslocamento casa-trabalho), obteve, em 2015, um faturamento de € 135 milhões e emprega 2 mil funcionários em suas unidades de produção localizadas em Guarulhos (SP) e Manaus (AM). Para a Michelin, a aquisição significa consolidar sua implantação no Brasil e reforçar o desenvolvimento mundial de sua linha de pneus de motocicletas e bicicletas. O negócio ainda carece de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia