Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 13 de setembro de 2016. Atualizado às 01h04.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 13/09/2016. Alterada em 12/09 às 21h50min

Loja-piloto

Feira de roupas na travessa Mário Cinco Paus, no Centro de Porto Alegre

Feira de roupas na travessa Mário Cinco Paus, no Centro de Porto Alegre


PK/DIVULGAÇÃO/JC
Nenhuma rede de varejo assumiu até agora a autoria dessa loja de vestuário a céu aberto na Travessa Mário Cinco Paus, Centro Histórico de Porto Alegre. Emprega um bom número de pessoas, sem dúvida, mas como não se sabe o autor do atentado, quem sabe trata-se de uma experiência piloto ou até mesmo o soft opening, como fazem os hotéis, para corrigir detalhes e depois fazer a inauguração oficial.

No desperdício de água...

Se alguém contar a um europeu que no Brasil se usa a cara água tratada e potável em vez de reutilizar água e captar água da chuva para dar descarga entre oito e 15 litros no vaso sanitário, ele não vai acreditar. De fato, é um despautério. Muito aos poucos, esse desperdício começa ser evitado, pelo menos enquanto as construções não tiverem essa preocupação.

...o exemplo vem de Bento

Mas há alternativas. A prefeitura de Bento Gonçalves iniciou testes com um dispositivo chamado Piipee, que elimina a urina sem o uso de descarga, reduzindo em até 80% o consumo de água. O invento dos bento-gonçalvenses Ezequiel Vedana e Ariane Pelicioli utiliza um fluído que elimina as características da urina, eliminando seu odor e higienizando o banheiro.

Os submersíveis

Do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), sabia-se que ele consertava até relógio embaixo d'água. Mas a manobra de fatiamento do julgamento do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) mostra que o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) sabe consertar relógio debaixo d'água com luvas de boxe. Só que, às vezes, malandragem submarina exagerada leva ao afogamento.

Mudanças coletivas

Com 17 anos de atuação, a Coletiva.net muda o quadro societário, com a saída de seus diretores e sócios-fundadores José Antonio Vieira da Cunha e José Luiz Fuscaldo. Assumem o comando da empresa Coletiva Comunicação e Marketing as jornalistas Márcia Christofoli e Gabriela Boesel, com o apoio do empresário Iraguassu Farias.

O rabo da caravela

Monumento dos Açorianos foi entregue após período de restauração
Monumento dos Açorianos foi entregue após período de restauração
RICARDO GIUSTI/PMPA/JC
Considerado um dos monumentos mais bonitos de Porto Alegre - uma caravela rumando para o Novo Mundo -, o dos Açorianos deveu-se ao prefeito Telmo Tomphson Flores, que gostava muito dele. Foi empregado um aço especial. Então vem a lenda: um assessor do prefeito soprou no ouvido dele que, se era para ser caravela, faltava o rabo da embarcação, a popa, cerca de 15 metros. Thompson Flores chegou a ficar em dúvida, mas depois largou da tese.

O minimundo

A cada eleição, repetem-se as mesmas dúvidas sobre como pode esse ou aquele candidato ter o percentual que tem pelas pesquisas se "todo mundo" quer vê-los pelas costas. Igualmente, um bocado de eleitores não entende como o seu candidato não está bem posto se "todo mundo" votaria nele. Horário gratuito maior ou menor ajuda - ou atrapalha -, mas não é o único fator.

Pau-oco

O que está começando a se delinear em Porto Alegre é o voto útil Trocando em miúdos, o voto anti-PT já no primeiro turno. Os acontecimentos recentes da história brasileira deixaram muitas sequelas e tiraram a auréola de muito santo. Alguns, santinhos de pau-oco.

Miúdas

  • SE o toró atingir o Acampamento Farroupilha em cheio, vai ser duro nadar de poncho contra a correnteza.
  • QUANDO esquenta e se dispensa casacos ou blusas, para os homens é perigoso caminhar pelas ruas.
  • NESTE caso, onde botar dinheiro e documentos se as camisas não tem mais bolsos?
  • BANCOS fechados não pegam a gauchada do parque desprevenido. Guasca que é guasca não usa banco, deposita na guaiaca.

Finais

  • FEDERAÇÃO Nacional das Agências de Propaganda e o Sinapro-RS lançaram nova edição do concurso Fenapro Universitário. Informações: (51) 3395-1063 ou no sinaprors@sinaprors.com.br.
  • UNIMED Porto Alegre realiza mensalmente o Programa Menu Saúde de hábitos alimentares saudáveis.
  • AES Sul está investindo R$ 800 mil em conjunto de obras da Subestação de Lajeado com colocação de 160 postes.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia