Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, domingo, 04 de setembro de 2016. Atualizado �s 19h00.

Jornal do Com�rcio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

M�sica

Not�cia da edi��o impressa de 05/09/2016. Alterada em 02/09 �s 17h06min

Jovens alunos da escola de m�sica da Ospa se apresentam no Theatro S�o Pedro

Alunos da Escola de M�sica da Ospa se apresentam no Theatro S�o Pedro em concerto que abre espa�o para pe�as contempor�neas, al�m das tradicionais

Alunos da Escola de M�sica da Ospa se apresentam no Theatro S�o Pedro em concerto que abre espa�o para pe�as contempor�neas, al�m das tradicionais


ANA EIDAM/DIVULGA��O/JC
Amanhã, às 20h30min, o Theatro São Pedro, palco já tradicional da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), recebe um grupo especial. Quem irá se apresentar no local é a Ospa Jovem do Conservatório Pablo Komlós/Escola de Música, formada pelos alunos avançados da instituição, com regência de Arthur Barbosa.
Obras de destaque do repertório erudito tradicional, além de peças contemporâneas, compõem o programa da noite. Weslei Felix Ajarda, aluno de contrabaixo que foi o vencedor das duas seleções internas de estudantes do conservatório, é o solista da noite. A entrada é gratuita mediante retirada prévia de senhas na bilheteria do teatro.
A ideia de desafiar os jovens músicos da escola a executar composições em formato original, não adaptadas - ou seja, com o mesmo nível de dificuldade que os músicos profissionais da Ospa enfrentam ao vivo -, foi colocada em prática pela primeira vez em concerto no ano passado. Na ocasião, o público lotou o Salão de Atos da Ufrgs.
Depois desse sucesso, os concertos da Ospa Jovem entraram na agenda da temporada 2016 da fundação em série especial. A apresentação de terça-feira também exibirá os novos instrumentos obtidos através do Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras - a Ospa Jovem foi a vencedora do certame no ano passado.
O grupo é regido pelo maestro Barbosa e tem como diretor artístico Evandro Matté. Formada principalmente por alunos da escola, a orquestra é parte essencial da formação musical oferecida pela instituição. É nela que os alunos têm contato com o repertório orquestral, fundamental para a sua profissionalização na área da música de concerto.
O repertório da noite começa com Marcha Militar, de Franz Schubert (1797-1828). Na sequência, três trechos da suíte da ópera Carmen, a mais famosa ópera de Georges Bizet (1838-1875), serão apreciadas: o prelúdio do Ato I, Habanera, e Los toreadores.
Depois, o solista Weslei Felix Ajarda, estudante de contrabaixo, sobe ao palco para apresentar Concertino para contrabaixo de Ernst Mahle. O quarto movimento da Sinfonia nº 5 de Ludwig van Beethoven (1770-1827), obra emblemática da música sinfônica, é a peça seguinte. Após, vem mais uma obra de Bizet, Farandole de LArlésienne, e Danzón nº 2, do mexicano Arturo Márquez, encerra o programa.
Fundado em 3 de março de 1972, o Conservatório Pablo Komlós, cujo atual diretor é Diego Grendene de Souza, é referência de qualidade no ensino musical no Rio Grande do Sul. A escola é gratuita e tem como público-alvo crianças e jovens de 8 a 25 anos. Trata-se da única instituição de ensino voltada para a formação de músicos de orquestra no Estado, oferecendo a estudantes a oportunidade de profissionalização na área.
Já a Ospa, por sua vez, tem nova apresentação agendada para o próximo dia 13, dentro da série Concertos Ufrgs. Os músicos farão concerto no Salão de Atos, às 20h30min, tendo como solista convidada a russa Anna Serova. Neste caso, os ingressos custam R$ 20,00, à venda na bilheteria do local a partir das 11h do dia do espetáculo. Mais informações pelo site www.ospa.org.br. 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia