A Aeronáutica está finalizando a criação de uma empresa, a ser sediada no Rio, destinada às atividades de controle aéreo, serviço prestado atualmente pela Infraero. Segundo o comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), brigadeiro Nivaldo Rossato, a nova empresa vai reunir controladores militares e civis e será mantida por tarifas pagas pelos usuários do transporte aéreo.
Por ano, a arrecadação com essas taxas soma R$ 2 bilhões, mas o valor destinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) é reduzido devido ao contingenciamento do orçamento da União. Com a medida, os recursos iriam direto para a Força. A FAB quer criar ainda uma segunda empresa pública, a Empresa de Projetos Aeroespaciais do Brasil (Alada). Esta se destinaria a gerenciamento de recursos humanos em ciência e tecnologia. A medida está sendo negociada com o Ministério do Planejamento.
"Nossas empresas públicas têm uma razão de ser, são técnicas. No caso da empresa destinada a cuidar do controle do espaço aéreo, ela viveria exclusivamente de tarifas aeroportuárias, de recursos próprios", explicou o brigadeiro, durante um café da manhã com jornalistas que cobrem o setor.
Ele disse que o Brasil está atrás de muitos países, como a Índia, em termos de investimentos em tecnologia de ponta e desenvolvimento de satélites. Durante a realização da Olimpíada no Rio, o governo brasileiro tomou emprestado o satélite israelense (Eros-B) para monitorar o evento. "Assim como as áreas da educação e saúde, acho que o espaço aéreo é prioritário. O mundo todo acha. Não podemos ficar na contramão."
A poucos meses do fim do ano, Rossato destacou que a Aeronáutica ainda não recebeu do governo federal parcela destinada ao desenvolvimento dos caças suecos Gripen, "o que poderá atrasar o cronograma do projeto. A previsão é de que o primeiro voo ocorra em 2019 e que os primeiros modelos sejam entregues pela Embraer em 2020".
O comandante frisou também que os recursos já foram assegurados via financiamento internacional, no valor de US$ 5 bilhões. O contingenciamento já vai atrasar em um ano os planos da Aeronáutica de comprar 28 aeronaves KC-390, também em desenvolvimento na Embraer. Rossato também reafirmou os planos da Aeronáutica para reduzir gastos com pessoal, "dentro de um prazo de 25 anos".