Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

senado

- Publicada em 23 de Agosto de 2016 às 17:30

Michel Temer recebe senadores indecisos

Temer quer antecipar votação para poder viajar à China em setembro

Temer quer antecipar votação para poder viajar à China em setembro


ANTÔNIO CRUZ/ABR/JC
A dois dias do início da fase final do processo de impeachment, o presidente interino Michel Temer (PMDB) abriu espaço na sua agenda para receber senadores nordestinos que têm evitado se posicionar publicamente sobre a votação que definirá o destino da presidente afastada Dilma Rousseff (PT).
A dois dias do início da fase final do processo de impeachment, o presidente interino Michel Temer (PMDB) abriu espaço na sua agenda para receber senadores nordestinos que têm evitado se posicionar publicamente sobre a votação que definirá o destino da presidente afastada Dilma Rousseff (PT).
No final da manhã de ontem, Temer recebeu em audiência Edson Lobão (PMDB-MA), João Alberto Souza (PMDB-MA) e Roberto Rocha (PSB-MA). Os dois últimos não têm declarado seus votos na fase final.
Os três maranhenses também estão na mira do Palácio do Alvorada, na tentativa de evitar um placar de 54 votos favoráveis ao afastamento definitivo da petista. Na votação da pronúncia, os três votaram pelo prosseguimento do processo de impeachment.
Ontem à tarde, o peemedebista também recebeu os senadores nordestinos Ciro Nogueira (PP-PI) e Eduardo Amorim (PSC-CE). Como o Nordeste é considerado um dos principais redutos eleitorais petistas no País, o receio do Planalto é que os senadores sofram pressão de suas bases eleitorais para mudar o voto na fase final.
Para evitar colocar suas digitais no processo de impeachment, a estratégia de Temer tem sido a de receber indecisos para discutir projetos de interesse deles. Na saída do encontro, contudo, cabe a assessores procurá-los para abordar sobre a votação no Senado.
Para o julgamento, que começa amanhã, a expectativa do Planalto é conseguir pelo menos 62 votos, incluindo o do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que não decidiu se votará.
Em uma tentativa de dar uma demonstração de força política, o Planalto tem feito acenos ao peemedebista, como os convites para que ele participasse do encerramento da Olimpíada do Rio de Janeiro e da reunião do G-20, nos dias 4 e 5 de setembro na China.
Além de atuar pessoalmente junto a indecisos, o presidente interino tem feito ofensiva para evitar que a votação se estenda até o dia 31, atrapalhando sua viagem à China.
O Planalto mobilizou a base aliada para que o processo termine no dia 29, já que ele terá que participar de uma cerimônia de posse no Congresso antes da viagem.
 

YouTube vai transmitir julgamento

O Senado Federal vai transmitir ao vivo o julgamento do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) pelo YouTube, site de compartilhamento de vídeos. A transmissão será feita pelo canal da TV Senado no site. A Rádio Senado também transmitirá a sessão, com comentários, a partir das 7h. O julgamento começa nesta quinta-feira, às 9h.
O link para acompanhamento da sessão estará disponível no site da Rádio Senado http://www12.senado.leg.br/radio e no site da TV Senado http://www.senado.leg.br/noticias/tv/ também a partir de quinta-feira. A assessoria do órgão acredita que a transmissão via YouTube vai atender os que desejam acompanhar o julgamento por computador ou dispositivos móveis, mesmo que estejam fora do Brasil.
 

Ação de Dilma Rousseff por votos no Maranhão abre crise com PCdoB

Na expectativa de conquistar votos contrários a seu impeachment no Senado, a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) pediu que a cúpula do PT interviesse em cinco cidades do Maranhão em atendimento a reivindicações dos senadores maranhenses João Alberto (PMDB) e Roberto Rocha (PSB).
O comando do PT interveio em apenas dois municípios. Em Codó, quinta maior cidade do estado, determinou que o PT rompesse a aliança com o PCdoB, na qual ocuparia a vice da chapa, para apoiar o candidato do PSDB.
Em Timon, terceiro maior município do Maranhão, a direção petista decidiu que o partido saísse de uma chapa composta por PSB e PCdoB em favor do outra integrada por PSD e PMDB. Segundo petistas, a operação também contemplaria o senador Edison Lobão (PMDB-MA).
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, atendeu parcialmente as solicitações de Dilma. Em respeito a pedidos do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), não houve intervenção também em São Luís, Imperatriz e Balsas.
As concessões foram, porém, suficientes para incomodar a cúpula do PCdoB, que procurou a cúpula do PT e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A mobilização foi também para evitar novas intervenções.
Presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos diz não querer acreditar nas decisões do PT. "Depois de todos gestos que o Flávio (Dino) fez contra o impeachment, isso não é brincadeira", reclama Luciana Santos, que é candidata à prefeitura de Olinda (PE), sem apoio do PT. Deputado federal pelo PDT do Maranhão, Ewerton Rocha diz que seu partido terá que dar uma resposta ao PT. O senador Roberto Rocha (PSB-MA) nega que tenha exigido alianças no estado em troca de um voto contrário ao impeachment no Senado.

TSE não descarta 'desvio' em gráficas na chapa Dilma-Temer

A perícia realizada por técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em gráficas que prestaram serviços à campanha eleitoral que elegeu a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) e o presidente interino Michel Temer (PMDB) em 2014 afirmou não ser possível afastar "desvio de finalidade dos gastos eleitorais para outros fins que não o de campanha".
A coleta de provas para a ação, proposta pelo PSDB, que investiga se houve abuso de poder político e econômico pela campanha vencedora foi autorizada em abril pela relatora do caso, ministra Maria Thereza de Assis Moura.
O coordenador jurídico da campanha da presidente afastada Dilma Rousseff, Flavio Caetano, classificou as conclusões da perícia como "absolutamente contraditórias e inconsistentes".