Mais sete prefeituras conseguiram liminares judiciais garantindo que os recursos do Imposto de Renda (IR) recolhido pelas prefeituras permaneçam na cidade, ao invés de serem enviado à União. Com isso, 18 municípios já foram desobrigados a repassar os recursos do IR - que, segundo a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), somam cerca de R$ 40 milhões em todo o Estado.
A Receita obrigou os municípios - através da Instrução Normativa nº 1.599, de dezembro de 2015 - a destinar para a União o IR retido sobre pagamentos decorrentes dos funcionários terceirizados das prefeituras. Antes, o montante ficava com os municípios, como parte da receita própria.
Segundo a assessoria técnica da Famurs, não é possível obrigar os municípios a repassarem o IR à União através de uma instrução normativa. Como a constituição prevê que esses recursos fazem parte da receita municipal, a transferência para a Receita Federal só poderia ser determinada por meio de uma emenda à Constituição.
A Famurs tem incentivado às prefeituras a entrarem na Justiça contra a Receita, pois, hoje, os prefeitos que não repassarem os valores do IR para a União estão sujeitos a multa, pagamento com juros, além de poderem sofrer apontamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ao todo, 30 prefeituras entraram com ações, o que foi formalizado em um ato realizado no dia 27 de maio.