Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 30 de Agosto de 2016 às 22:16

Força Nacional é bem recebida pela população em Porto Alegre

Com aplausos, porto-alegrenses festejaram chegada do efetivo

Com aplausos, porto-alegrenses festejaram chegada do efetivo


FREDY VIEIRA/JC
Isabella Sander
Sorrisos, elogios, aplausos e buzinadas de apoio - ontem, os porto-alegrenses festejavam o reforço da Força Nacional ao policiamento da Capital. Foi o primeiro dia de atuação dos 134 policiais militares (PMs) enviados pelo governo federal a Porto Alegre.
Sorrisos, elogios, aplausos e buzinadas de apoio - ontem, os porto-alegrenses festejavam o reforço da Força Nacional ao policiamento da Capital. Foi o primeiro dia de atuação dos 134 policiais militares (PMs) enviados pelo governo federal a Porto Alegre.
O trabalho começou às 6h em locais de grande movimento, como as proximidades da rua 24 de Outubro com a avenida Goethe, os arredores da avenida Assis Brasil com a Avenida do Forte, o cruzamento da avenida Ipiranga com a rua Cristiano Fischer e entornos do ginásio Tesourinha, na avenida Érico Veríssimo. As cercanias do Hospital Presidente Vargas e do Colégio Dom Bosco, onde ocorreu um latrocínio na semana passada, além de outras escolas privadas, também foram abrangidas. Com isso, a intenção da Brigada Militar (BM) é aumentar a sensação de segurança da população.
Segundo o comandante do Policiamento da Capital, tenente-coronel Mário Ikeda, no início da manhã, a atuação principal foi de policiamento ostensivo. Entre 9h e 12h, foram realizadas barreiras, com duas guarnições da Força Nacional e uma da BM cada, para abordagem e revista de veículos em diversos pontos da cidade. "A Força Nacional foi integrada ao efetivo que está trabalhando na Operação Avante, de Porto Alegre. Antes, já tínhamos na operação 100 PMs do Interior e 60 da Capital. Agora, temos mais os 134 enviados pelo governo federal", explica. A previsão é que os outros 16 PMs prometidos, totalizando 150, cheguem nos próximos dias.
O formato de duas viaturas da Força e uma da BM será mantido ao menos no começo, enquanto os PMs de outras regiões do País fazem o reconhecimento da cidade. "Nenhum deles é do Rio Grande do Sul, estão vivendo outra realidade", comenta Ikeda. Antes de vir para Porto Alegre, os profissionais faziam a segurança das Olimpíadas, no Rio de Janeiro.
Uma das equipes foi mobilizada ainda de manhã, após a morte de um homem durante tiroteio no Morro Santa Teresa, na rua Banco da Província. Os motivos do crime estão sendo investigados. O grupo também entrou na vila Buraco Quente, também no Morro Santa Teresa, em virtude de denúncia de que havia homens armados circulando pelo local. Ninguém foi preso em nenhuma das ocorrências.
A recepção dos PMs não poderia ser melhor. "Foram bem recebidos, tanto internamente, pela corporação, quanto pela população", observa o comandante do Policiamento da Capital. No horário do almoço, um churrasco foi oferecido pela Brigada Militar aos recém-chegados. Pelas ruas, os porto-alegrenses, mesmo quando revistados, sorriam e agradeciam. Curiosos, perguntavam de que estado os PMs eram. No ar, um sentimento: podem ficar o quanto quiserem.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO