Alcides Debus é diretor-presidente das lojas Rabusch Alcides Debus é diretor-presidente das lojas Rabusch Foto: FREDY VIEIRA/JC

Rabusch foca as franquias para crescer

O casal Loiva Regina Debus e Alcides Debus decidiram comprar a loja de um amigo em 1986. E o que era para ser apenas um complemento de renda tornou-se uma das principais redes de franquias de moda feminina: a Rabusch. Hoje, com 30 anos de mercado, 15 lojas próprias e 27 franquias nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Norte, a meta é acelerar a expansão.
Só na região Sul, o objetivo é inaugurar unidades em municípios como Curitiba, Balneário Camboriú e Lajeado. Na entrevista abaixo, Alcides Debus, diretor-presidente das lojas Rabusch e também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre, explica os planos de ampliação e também comenta sobre a crise no varejo.
GeraçãoE - Como o comércio porto-alegrense tem reagido à crise econômica?
Alcides Debus - O comércio convive com crises na economia há muito tempo, porém esta apresenta algumas características que não vivenciamos em outras. A principal é a falta de confiança do consumidor. Enquanto os índices de inadimplência das pessoas físicas estão caindo, o consumo não tem reagido. Há uma falta de predisposição para a compra a prazo, e isso afeta diretamente todo o comércio. Todos já reduziram custos, renegociaram aluguéis, reduziram quadro de funcionários, mas ainda existem variáveis macroambientais não controladas. Acreditamos que ao resolvermos a questão do impeachment, a economia tomará novos ritmos de crescimento.
GE - Quais as formas que o empreendedor têm para driblar os efeitos da retração?
Debus - É difícil driblar os efeitos dessa recessão, porém reduzir o volume de estoques, evitar tomar empréstimos bancários e treinar as suas equipes para que tenham melhores desempenhos são medidas que ele certamente terá de adotar.
GE - Como tem sido a recepção da Rabusch nos estados que ela entrou desde que expandiu a partir do Rio Grande do Sul?
Debus - A Rabusch tem uma característica que a distingue de outras marcas. Em função do seu posicionamento único, com um produto de nicho, ela sempre conta imediatamente com a simpatia das suas novas clientes, que em muitos casos se tornam fãs e defensoras da marca. Nesses novos mercados, no entanto, ainda estamos aprendendo a oferecer de forma cada vez mais assertiva, coleções que contemplem algumas características regionais, para elevarmos ainda mais as vendas.
GE - Que tipo de expansão você busca para a Rabusch?
Debus - A Rabusch é uma marca que atua no mercado de franquias desde 2011, pois percebemos, desde então, que esta seria a melhor forma de crescermos de uma forma mais acelerada. Neste momento, estamos bem focados nessa expansão e teremos boas novidades ainda neste segundo semestre de 2016.
GE - Há chance de internacionalizar a marca?
Debus - Essa possibilidade existe, mas ainda não temos nenhum projeto pronto nesse sentido.
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( )
Deixe um coment�rio

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio