Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 23 de agosto de 2016. Atualizado �s 22h05.

Jornal do Com�rcio

Expoagas 2016

COMENTAR | CORRIGIR

ENTIDADE

Not�cia da edi��o impressa de 24/08/2016. Alterada em 23/08 �s 19h38min

45 anos de dedica��o ao setor

Agas foi a primeira associação regional de supermercados a promover uma convenção estadual

Agas foi a primeira entidade regional do setor a promover uma conven��o estadual


LARRY SILVA/DIVULGA��O/JC
Fundada há 45 anos, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) foi a primeira associação regional de supermercados a promover uma convenção estadual e encontros pelo Interior. O primeiro presidente foi Don Charles Bird. Em seguida, veio Ivon Luiz de Oliveira, que promoveu o primeiro encontro estadual do setor, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo. Paulo Celso Feijó assumiu a diretoria seguinte e comandou a associação por três mandatos. Ele concentrou seus esforços na divulgação e relacionamento da Agas com autoridades e entidades.
Os anos 1980 também foram marcantes. Na gestão de Pedro Zaffari ocorreram o 1º Encontro de Supermercadistas no Interior, a 1ª Convenção Gaúcha de Supermercados e os primeiros cursos de formação para gerentes. Também foi criada a Revista Agas e inaugurada a sede social própria. Em 1986, na gestão de Marcelo Zaffari, foi criado o pioneiro troféu Carrinho de Ouro.
Na década de 1990, o presidente Paulo Afonso Feijó levou a Convenção Gaúcha de Supermercados ao Centro de Convenções do Plaza São Rafael, em Porto Alegre, e, depois, para outras cidades gaúchas. Eleito para a diretoria da Associação Brasileira de Supermercados, Paulo Afonso deu lugar ao então vice-presidente João Carlos de Oliveira, que focou seu trabalho na difusão de técnicas de gestão e na criação do Programa Agas de Qualidade.
Em dezembro de 2002, Oliveira assumiu a presidência da Abras, e Antônio Cesa Longo, que era seu vice, assumiu a entidade gaúcha. Longo deu continuidade ao plano de gestão e criou uma nova atividade: as reuniões-almoço no Interior, batizadas de Agas ao Meio-Dia. Em 2003, foi instalado o departamento Agas Jovem e o Instituto de Responsabilidade Social. Dois anos mais tarde, foi implementado o departamento de Capacitação da Agas.
Em 2009, a entidade abriu seu Centro de Capacitação, em Porto Alegre. A estrutura conta com auditório para 75 pessoas e um supermercado-modelo desenvolvido para o treinamento prático de colaboradores do setor em áreas como padaria, açougue, reposição e merchandising, atendimento, operação de check-out e confecção de cartazes.
Em 2010, foi instituído oficialmente o departamento Agas Mulher, que reúne lideranças femininas do segmento supermercadista gaúcho. Ainda na gestão de Longo, foram criados o curso superior de Gestão em Supermercados, o Fórum Agas Internacional, o Fórum Agas de Responsabilidade Ambiental e o InfoAgas.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia