Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Energia

- Publicada em 30 de Agosto de 2016 às 17:44

Petrobras amplia parceria com estatal norueguesa

A Petrobras e a estatal norueguesa Statoil vão ampliar a parceria para a participação em licitações de áreas exploratórias de petróleo e gás natural e, também, para desenvolvimento de tecnologia de recuperação adicional de óleo nos campos produtores.
A Petrobras e a estatal norueguesa Statoil vão ampliar a parceria para a participação em licitações de áreas exploratórias de petróleo e gás natural e, também, para desenvolvimento de tecnologia de recuperação adicional de óleo nos campos produtores.
As duas petrolíferas assinaram ontem um memorando de entendimento no qual se comprometem a avaliar oportunidades e aprofundar atuação estratégica. As duas companhias vão trabalhar para avançar em propostas para participação conjunta em futuras licitações na área de exploração.
Na avaliação da Petrobras, o memorando de entendimento dá continuidade à parceria que as empresas já têm no Brasil e no exterior, além de capturar valor por meio do uso de novas tecnologias de aumento de recuperação de petróleo e da simplificação de atividades operacionais.
"Os resultados que já alcançamos nas nossas parcerias na área de exploração são prova de que a Petrobras é capaz de manter seus interesses estratégicos ao mesmo tempo em que encontra formas de contornar as evidentes restrições de capital nesse momento", diz, em nota, o presidente da Petrobras, Pedro Parente.
O esforço conjunto para potencializar as competências técnicas das empresas, com o objetivo de elevar os volumes de óleo recuperável em campos maduros envolve atividades já em andamento nas bacias de Campos e Santos.
Com o objetivo de otimizar o aproveitamento do gás, incluindo infraestrutura e sua monetização, Petrobras e Statoil pretendem fazer um amplo diagnóstico do mercado de gás no País. As empresas vão considerar, ainda, a possibilidades de realizar investimentos conjuntos em projetos de escoamento e processamento de petróleo e gás natural - inclusive com a atração de novos parceiros.
Sem cláusulas vinculantes, o memorando indica a intenção das duas empresas em trabalhar conjuntamente, em um horizonte de dois anos, para viabilizar esses projetos, mas os valores envolvidos dependerão das negociações que serão feitas a partir da assinatura do documento.
Atualmente, a Petrobras e a Statoil já estão consorciadas em 13 blocos, em fase de exploração ou de produção, sendo 10 no Brasil e três no exterior.

Consumo de gás natural cresce 6,7% em junho, diz a Abegás

O consumo de gás natural no mês de junho cresceu 6,7% na comparação com maio, para 59,1 milhões de metros cúbicos por dia, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). O segmento de destaque foi a indústria, com uma alta de 6,8% na mesma comparação, para 28,6 milhões de metros cúbicos, no terceiro mês consecutivo de recuperação do consumo industrial.
A Abegás diz estar otimista com o programa Gás para Crescer, do Ministério de Minas e Energia. "Acreditamos, principalmente, que este trabalho que envolverá todos os elos da cadeia - setores de exploração e produção, escoamento e tratamento da produção, transporte e distribuição - contribuirá para que o mercado industrial possa se beneficiar de um gás natural a preços mais competitivos", afirma o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon, por meio de nota.
No segmento residencial, junho teve alta de 35% sobre maio. Na comparação com o mesmo mês de 2015, o crescimento foi de 20%. Também cresceu 0,8% o consumo de Gás Natural Veicular (GNV) no setor automotivo em junho ante maio e 2% sobre junho de 2015.
Por sua vez, no segmento comercial, o aumento foi de 2% ante maio e 0,8% sobre junho. Em cogeração, cresceu 7% na comparação com maio, mas caiu 2,6% ante junho do ano anterior.
Na geração elétrica, o dado também foi de avanço, de 6,9% sobre o mês anterior, porém recuo de 55,9% em um ano, por conta da redução do despacho elétrico no período.