Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017. Atualizado �s 15h29.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Agroneg�cios

22/08/2016 - 14h50min. Alterada em 16/02 �s 16h33min

Primeiros animais chegam a Esteio para a Expointer 2016

 chegada dos primeiros animais para a Expointer

chegada dos primeiros animais para a Expointer


MARCELO G. RIBEIRO/JC
Os primeiros animais começaram a entrar na manhã desta segunda-feira (22) no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, para a Expointer de 2016. São aguardados 4.285 exemplares de argola (que são parte da mostra de raças e espécies) e 2.087 rústicos que participam de competições e de leilões. A abertura da feira será neste sábado (27). A mostra vai até 4 de setembro.
Um ovino com um ano e seis meses da raça texel da cabanha Oliveira, de Uruguaiana, abriu os trabalhos de ingresso no parque por volta das 8h desta segunda. Todos os animais que chegam ao parque devem ter o Guia de Trânsito Animal (GTA) e estar em dia com as exigências sanitárias, conforme cada espécie.
De acordo com o inspetor do Departamento de Defesa Agropecuária, o médico veterinário Revir Milani, a inspeção confere a documentação assim que os animais desembarcam. Depois, são feitos exames para detectar possíveis ectoparasitas (que vivem fora do corpo do hospedeiro) e doenças transmissíveis. Cerca de 150 profissionais trabalham na inspeção sanitária.
O ingresso dos animais de argola ocorre até um dia antes da abertura. A partir desta terça-feira (23), a entrada é autorizada das 6h à meia-noite. Já os rústicos, que vão à comercialização, podem ingressar todos os dias da feira.
A comercialização de animais em 2015 registrou aumento de 23% em relação ao ano anterior. Foram R$ 15,5 milhões na venda e R$ 1,7 bilhão em negócios. "Estamos com uma expectativa positiva, mas é claro que hoje vivemos um cenário que traz preocupações e impacto no número de negócios", observou o secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, que conferiu a movimentação em Esteio.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia