Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 19 de agosto de 2016. Atualizado �s 01h32.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 19/08/2016. Alterada em 18/08 �s 21h13min

Antenada com o futuro

A Ford toma importantes iniciativas visando à produção em escala comercial de veículos totalmente autônomos a partir de 2021. A empresa está investindo ou colaborando com quatro startups para acelerar esse desenvolvimento e duplicará a sua equipe no Vale do Silício e em Palo Alto, nos Estados Unidos. O primeiro carro totalmente autônomo da marca será um modelo classificado como nível SAE 4, ou seja, sem direção e pedais de acelerador e freio. Ele está sendo projetado especialmente para serviços comerciais de mobilidade, como compartilhamento e carona, com produção em escala. A Ford pretende se tornar líder em veículos autônomos, conectividade, mobilidade, experiência do cliente e análise de dados.
Antenada com o futuro 2
A Volvo assinou um acordo com a Uber para desenvolvimento conjunto de carros totalmente autônomos, mediante investimento total de US$ 300 milhões. A soma servirá para financiar a pesquisa de hardware e dos sensores usados para detectar trânsito e obstáculos, assim como em software para gerenciá-los. As empresas usarão como base o mesmo veículo para aprimorar as tecnologias autônomas, em uma parceria de longo prazo.
Antenada com o futuro 3
A Audi lançará, nos Estados Unidos, até o fim deste ano, um sistema de comunicação do veículo com o sistema de semáforos. A inovação, segundo a montadora alemã, é o primeiro passo para seus automóveis "conversarem" com a infraestrutura de rodovias. O principal objetivo é ajudar a prevenir acidentes e também congestionamentos.
Acúmulo de funções
O presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Alarico Assumpção Júnior, assumiu também como presidente da Aladda - Asociación Latinoamericana de Distribuidores de Automotores, entidade que representa todos os concessionários de veículos da América Latina e dos Estados Unidos, para o biênio 2016/2018.
Financiamentos
Em julho, os financiamentos de veículos no Brasil somaram 382.585 unidades, queda de 18,1% em relação ao mesmo período de 2015. Desse total, entre automóveis, motos e pesados, foram financiados 144.410 veículos novos e 238.175 usados. No acumulado do ano, as vendas nessa modalidade totalizam 2.641.240 veículos, recuo de 16,9% na comparação com igual intervalo de 2015. O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip.
Caminho das Américas
A JAC confirmou o próximo mercado em seu plano de expansão na América Latina: o México. A operação em território mexicano começará ainda neste ano e acontecerá em parceria com a empresa local Giant Motors. No continente latino-americano, a fabricante chinesa já atua no Paraguai, Uruguai, Chile, Peru, Colômbia e Brasil.
Revisão no aeroporto
A Audi introduz um serviço inédito no Brasil, ao abrir uma oficina no Aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo, a primeira em uma área aeroportuária do País. O Audi Airport Service terá, inicialmente, capacidade de atendimento de 150 a 200 carros ao mês, efetuando revisões programadas, lavagem a seco, troca de óleo e filtros, inspeção de mais de 15 itens, entre outros serviços. Os valores serão os mesmos cobrados nas concessionárias da marca. O atendimento ocorrerá em dois turnos, de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia