Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 26 de agosto de 2016. Atualizado �s 14h25.

Jornal do Com�rcio

Viver

COMENTAR | CORRIGIR

Cinema

Not�cia da edi��o impressa de 26/08/2016. Alterada em 26/08 �s 14h27min

44� Festival de Cinema de Gramado come�a nesta sexta-feira

Come�a a 44� edi��o do mais tradicional evento do cinema nacional

Come�a a 44� edi��o do mais tradicional evento do cinema nacional


EDISON VARA/PRESSPHOTO/DIVULGA��O/JC
Os holofotes se voltam para a Serra a partir desta sexta-feira, dia que marca a abertura do 44º Festival de Cinema de Gramado, cujo encerramento ocorre em 3 de setembro, com a divulgação dos vencedores. Novamente assinada por Eva Piwowarski, Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho, a seleção de longas-metragens traz, além da sessão hors-concours de Aquarius, seis obras brasileiras e sete estrangeiras na disputa pelo Kikito.
Na mostra competitiva nacional, depois de alguns anos, todos os títulos escolhidos são inéditos no circuito de festivais brasileiros. Mais de 240 filmes foram inscritos para a avaliação do trio. Os curadores apontaram como pontos interessantes o retorno das comédias, o diálogo com o cinema latino-americano e a presença de cineastas consagrados ao lado de novos realizadores.
Outra novidade desta edição é a parceria do evento com o Festival de Sundance, que estará presente em Gramado com Trevor Groth, diretor da programação, e o diretor de aquisições do Sundance Channel Global, Patrick Connolly.
A dupla de representantes vem para conhecer a produção local e nacional, realizando contatos com cineastas. Além disso, a atriz australiana Rachel Griffiths, vencedora do Globo de Ouro pelo seriado A sete palmos e indicada ao Oscar por Hilary e Jackie (1998). Ela faz uma sessão comentada do longa Mammal, do qual é protagonista.
A mostra gaúcha de curtas já começa na tarde desta sexta-feira, estendendo-se durante todo o fim de semana. Com a ampliação da janela de exibição, são 24 títulos concorrendo ao Prêmio Assembleia Legislativa, que será entregue na noite de domingo. Toda a programação pode ser acessada em www.festivaldegramado.net.
História em exposição
A cerimônia de abertura do Museu do Festival de Cinema de Gramado - MFCG acontece nesta sexta-feira, às 14h30min. Localizado ao lado do Palácio dos Festivais e da Igreja São Pedro, oferece vista panorâmica para o Centro da cidade. O espaço foi projetado para registrar a história e a trajetória de mais de quatro décadas da sétima arte no nosso País, buscando aliar o interesse pelo cinema com mais uma opção de turismo cultural na serra gaúcha. O MFCG tem curadoria da museóloga Daniela Schmitt e do diretor de criação e artístico Walther Neto; direção de arte de André Luís Carvalho; e apoio do Festival de Cinema de Gramado.
Homenageados da edição
O fim de semana já começa com as homenagens a nomes que marcaram o cinema. Logo na noite de abertura, a atriz Sonia Braga - protagonista de Aquarius, longa de Kleber Mendonça Filho que será exibido como pré-estreia - receberá o Troféu Oscarito. No sábado, é a vez da entrega do Troféu Cidade de Gramado para Tony Ramos. Durante a semana, a noite de terça-feira será marcada pelo reconhecimento à obra audiovisual de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, com o Troféu Eduardo Abelin. A última distinção acontecerá na sexta-feira, para a atriz argentina Cecilia Roth, homenageada com o Kikito de Cristal.
Conexão Itália-Brasil
Além do diretor Bruno Saglia, Reynaldo Gianecchini, Deborah Evelyn e Carlos Vereza participam do lançamento de Diminuta, que integra as ações paralelas ao 44º Festival de Cinema de Gramado. O encontro com jornalistas será no fim da tarde de domingo, na Villa Sergio Bertti. A produção ítalo-brasileira foi filmada na serra gaúcha, em São Paulo e na Itália.
Como o título já aponta, a música é tema e trilha do filme. Cristiano (Reynaldo Gianecchini) é neto de Marco Aurelio Aquino (Giancarlo Giannini), um luthier que vive em uma pequena cidade da região de Vêneto. Após a morte do avô, que sempre o influenciou no aprimoramento da música, Cristiano vai morar com seu tio, no Sul do Brasil. Anos mais tarde, conhece um renomado maestro, Mark Anderson (Carlos Vereza).

Em busca dos Kikitos

LONGAS-METRAGENS BRASILEIROS
� Elis (SP), de Hugo Prata
� O roubo da ta�a (SP), de Caito Ortiz
� O sil�ncio do c�u (Brasil-SP/Argentina), de Marco Dutra
� El Mate (SP), de Bruno Kott
� Tamo junto (RJ), de Matheus Souza
� Barata Ribeiro, 716 (RJ), de Domingos Oliveira
LONGAS ESTRANGEIROS
� Campa�a antiargentina (Argentina), de Ale Parysow
� Carga sellada (Bol�via/M�xico/Venezuela/Fran�a), de Julia Vargas
� Espejuelos oscuros (Cuba), de Jessica Rodriguez
� Esteros (Argentina/Brasil), de Papu Curotto
� Guaran� (Paraguai/Argentina), de Luis Zorraqu�n
� Sin Norte (Chile), de Fernando Lavanderos
� Las toninas van al Este (Uruguai/Argentina), de Gonzalo Delgado e Ver�nica Perrotta
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia