Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 23 de agosto de 2016. Atualizado �s 14h32.

Jornal do Com�rcio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

LITERATURA

Not�cia da edi��o impressa de 16/08/2016. Alterada em 23/08 �s 14h33min

Porto Alegre recebe O mundo de Hermes, mostra dedicada ao ga�cho Hermes Bernardi Jr.

Hermes Bernardi Jr. � homenageado em programa��o especial

Hermes Bernardi Jr. � homenageado em programa��o especial


Luciane Pires Ferreira/DIVULGA��O/JC
Ricardo Gruner
Duas semanas para celebrar o trabalho e os ideais de um escritor. De amanhã até 31 de agosto, a Capital recebe as atividades de O mundo de Hermes, evento dedicado ao autor e ilustrador gaúcho Hermes Bernardi Jr., falecido no ano passado. Totalmente gratuita, a programação tem como palco o Centro Municipal de Cultura (Érico Veríssimo, 307). Durante o período, o local terá como atrações lançamento de livro inédito, exposição, contação de histórias e outras iniciativas que visam a formação de leitores - causa pela qual o homenageado militava.
O panorama montado tem o objetivo de tentar reproduzir como eram os processos criativos de Hermes Bernardi Jr., as relações pessoais e o espaço que ele ocupava no cenário cultural da cidade. Responsável por livros infantojuvenis como Abecedário Alegre do Porto, Planeta Caiqueria e Liliput de sorvete e chocolate, o artista também foi autor de peças para crianças e, por mais de 10 anos, frequentou o Atelier Livre como artista, aprendiz e usuário do espaço. "O evento busca cobrir essa amplitude grande", aponta Annete Baldi, diretora da editora Projeto e uma das realizadoras do evento.
As atividades serão desenvolvidas por meio de uma série de parcerias - que vão da Câmara Rio-Grandense do Livro e prefeitura de Porto Alegre até as editoras Artes e Ofícios, Biruta, DCL, Edelbra, Zit e Elefante Letrado. No recorte proposto, constam desde oficinas com técnicas de ilustração utilizadas pelo artista até cursos para professores a partir de suas obras.
Conforme Annete, o diálogo com docentes era algo que dava tanto prazer ao escritor quanto trabalhar para os pequenos - tudo com a missão de fomentar a formação de leitores. Em uma das palestras, por exemplo, Vera Teixeira de Aguiar ressalta um panorama histórico da literatura infantojuvenil no Brasil e situa a obra de Bernardi Jr. neste contexto.
Outro destaque é o lançamento de Inventário de gente (28 págs., R$ 35,00), livro póstumo que também sai pela editora Projeto - com a qual o autor colocou no mercado outros três títulos. A publicação destaca uma narrativa em versos que valoriza a diversidade. "É um poema que lista os tipos diferentes de gente que existem no mundo. Ele faz um jogo com os adjetivos", antecipa Annete, relatando que o texto foi finalizado e teve revisões aprovadas pelo escritor.
Já as ilustrações foram completadas pela artista recifense Rosinha, que trabalhou com rasgaduras que Hermes Bernardi Jr. vinha realizando. Em vez de completar a obra à sua maneira, ela preferiu dar continuidade às criações do idealizador: aproveitou o material existente e o embolou, misturou, fez cirandas e colocou de mãos dadas as figuras que estavam prontas.
Conforme a editora, o resultado vai ao encontro da bibliografia do homenageado, que ela define como original. "A visão do mundo que passa (com sua obra) é de muito respeito com as crianças. Em seus livros, as considera leitoras totalmente capazes de entender as piruetas poéticas que faz com palavras e imagens", afirma Annete, acrescentando que a associação entre o real e o imaginário também são marcas na trajetória do gaúcho. "É preciso fazer isso com muita competência para não cair no ridículo. E ele fez."

O mundo de Hermes

Mostra escolar
Apresentações de escolas - contação de histórias, leitura dramatizada e sarau. No Teatro Renascença, com agendamento através do e-mail [email protected].
Exposição
Originais de ilustrações dos livros, pinturas, instalação, objetos pessoais, textos, foto e livros escritos e ilustrados pelo autor. No saguão do Centro Municipal de Cultura, das 8h30min às 22h, até 31 de agosto.
Lançamento do livro Inventário de gente
Texto infantil inédito de Hermes Bernardi Jr., ilustrado por Rosinha. Amanhã, às 17h, no Centro Municipal de Cultura.
Abertura oficial
Pocket Show com Monica Tomasi e Marcelo Delacroix. 19/8, às 19h,no Teatro Renascença. Distribuição de senhas a partir das 18h.
Oficina de ilustração
20/8, das 14h30min às 16h e 22/8, das 19h às 20h30min, na sala de desenho do Atelier Livre. Inscrições por e-mail.
Contação na rua
Sábados e domingos, às 11h, em frente ao Centro Municipal de Cultura
Minicursos para professores
Oficinas de 18/8 a 31/8. Inscrições por e-mail.
Ciclo de palestras
Dias 17, 20, 26 e 29, no Auditório do Atelier Livre. Inscrições por e-mail.
Terça eu conto pra você
Sarau para jovens e adultos. Nos dias 23/8 e 30/8, das 19h às 20h.
Programação completa no site.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia