Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

JC Logística

- Publicada em 26 de Agosto de 2016 às 17:28

São Paulo vai pagar R$ 50,00 para quem utilizar bicicletas

Vereador que propôs a lei diz que medida trará economia ao município

Vereador que propôs a lei diz que medida trará economia ao município


NELSON ALMEIDA/AFP/JC
Os vereadores da Câmara Municipal de São Paulo aprovaram, em segunda votação, um subsídio aos cidadãos pelo uso da bicicleta como meio de transporte. Trata-se do Programa Bike, que estabelece o pagamento de R$ 50,00 mensais denominado de Bilhete Mobilidade.
Os vereadores da Câmara Municipal de São Paulo aprovaram, em segunda votação, um subsídio aos cidadãos pelo uso da bicicleta como meio de transporte. Trata-se do Programa Bike, que estabelece o pagamento de R$ 50,00 mensais denominado de Bilhete Mobilidade.
A matéria foi encaminhada ao prefeito Fernando Haddad e, caso seja transformada em lei, permitirá um resgate em dinheiro ou em crédito para utilização de serviços de uma rede credenciada por quem se movimenta de bicicleta.
O beneficiário terá de comprovar o uso diário da bicicleta, informando o local e a distância percorrida e se cadastrar ou comprar o bilhete único mensal. O beneficiário acumulará créditos para receber em espécie ou usar em serviços de manutenção, compra de peças ou na troca da bicicleta e no pagamento de serviços públicos, como conta de água, luz e locação de bicicletas.
O bilhete mobilidade é um substitutivo ao Projeto de Lei 147/2016, do vereador José Police Neto (PSD), que negociou a com a prefeitura antes de levar o tema para debate e avaliação em plenário. O texto passou por consulta pública de três meses, duas audiências públicas e três reuniões com cicloativistas e empresários do setor de bicicletas.
A prefeitura gasta em torno de R$ 2 bilhões por ano para bancar parte dos custos da tarifa do Bilhete Único e só consegue manter a tarifa a R$ 3,80, porque subsidia R$ 1,91 por viagem de cada usuário do sistema. Pelo raciocínio do vereador, ao estimular o uso de bicicletas para os deslocamentos para o trabalho, escola e outros locais, o executivo municipal reduzirá as despesas públicas.
Para o diretor da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade), Daniel Guth, ainda é muito prematuro fazer qualquer avaliação a respeito da proposta, porque "o projeto é muito complexo".
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO