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JC Logística

- Publicada em 25 de Agosto de 2016 às 22:11

Guarulhos vai aposentar os 'flanelinhas' de avião

Aeroporto de guarulhos vai automatizar o "flanelinha de avião"

Aeroporto de guarulhos vai automatizar o "flanelinha de avião"


ANTONIO PAZ/JC
Uma figura icônica da aviação, o sinalizador não será mais visto nas pistas do aeroporto de Guarulhos. Também chamado de balizador, é aquele sujeito popularmente conhecido como "flanelinha" de avião, que fica na pista movimentando os braços com dois bastões laranja nas mãos para orientar o piloto a estacionar no momento da aterrissagem.
Uma figura icônica da aviação, o sinalizador não será mais visto nas pistas do aeroporto de Guarulhos. Também chamado de balizador, é aquele sujeito popularmente conhecido como "flanelinha" de avião, que fica na pista movimentando os braços com dois bastões laranja nas mãos para orientar o piloto a estacionar no momento da aterrissagem.
O maior aeroporto do País vai concluir, até o fim deste ano, a instalação de um sistema eletrônico para executar o serviço, seguindo uma tendência já implantada em aeroportos como Heathrow, em Londres, Charles de Gaulle, em Paris, e JFK, em Nova Iorque.
O programa conhecido como VDGS, ou sistema avançado de docagem visual, usa sensores para reconhecer a posição e orientar a aeronave para a vaga. Quando o avião começa a operação de estacionamento na doca, o painel localizado na ponta dianteira da vaga emite sinais para indicar ao piloto as manobras necessárias para uma operação segura. Segundo a GRU Airport, concessionária do aeroporto de Guarulhos, as vantagens da tecnologia são aumento de precisão e de segurança.
Além de direcionar o piloto, como atualmente fazem os balizadores humanos com seus pequenos bastões, a tecnologia avisa exatamente quantos metros faltam até a parada. No modo antigo, o balizador ordenava a parada quando a aeronave atingia uma linha amarela pintada no chão.
Outra vantagem da tecnologia é a agilidade para alocar as aeronaves nas pontes de embarque e desembarque. Já estão em operação 106 dos 114 equipamentos adquiridos pela GRU Airport. Mas este é um caso em que o avanço tecnológico não ameaçou o emprego de ninguém, segundo a concessionária de Guarulhos. Os 116 trabalhadores que operam a função continuarão exercendo outras atribuições no pátio, como verificar o uso de equipamentos de segurança, condições de manutenção e limpeza e movimentação de pessoas em áreas restritas. Eles também poderão balizar com as mãos, quando, eventualmente, a tecnologia vier a falhar.
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