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Os vereadores da Capital aprovaram na sessão desta quinta-feira o projeto que obriga a instalação de racks para carregar bicicletas nos ônibus. A proposta foi apresentada em 2013 pela vereadora Fernanda Melchionna (P-Sol) e pelo hoje deputado estadual Pedro Ruas (P-Sol). A aprovação unânime, por 31 votos, foi fruto de negociações entre a parlamentar, o líder do governo, Kevin Krieger (PP) e a EPTC. Matérias similares já haviam sido apresentadas por Marcelo Sgarbossa (PT) e Dinho do Grêmio (DEM), que retiraram suas propostas em favor da apresentada pela bancada do P-Sol.
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Os vereadores da Capital aprovaram na sessão desta quinta-feira o projeto que obriga a instalação de racks para carregar bicicletas nos ônibus. A proposta foi apresentada em 2013 pela vereadora Fernanda Melchionna (P-Sol) e pelo hoje deputado estadual Pedro Ruas (P-Sol). A aprovação unânime, por 31 votos, foi fruto de negociações entre a parlamentar, o líder do governo, Kevin Krieger (PP) e a EPTC. Matérias similares já haviam sido apresentadas por Marcelo Sgarbossa (PT) e Dinho do Grêmio (DEM), que retiraram suas propostas em favor da apresentada pela bancada do P-Sol.
Segundo Melchionna, a implantação dos racks não implicará no aumento das passagens de ônibus. Para a parlamentar, o projeto gera uma integração entre as políticas de mobilidade urbana e estimula o uso de bicicletas pela população. "É preciso que o poder público tenha iniciativa e se adiante à demanda crescente pela integração, à medida que se populariza o uso da bicicleta", explica a proposta. Para Sgarbossa, o carregamento de bicicletas nos ônibus permitirá que moradores de regiões mais distantes do Centro da Capital possam utilizar mais o veículo. "O transporte coletivo está perdendo passageiros, esse projeto torna os coletivos mais atrativos para população", defendeu.
Os mecanismos são instalados na parte dianteira dos ônibus e permitem o carregamento de até três bicicletas por vez. Um grupo de trabalho será formado para estudar a implementação em Porto Alegre. São Paulo, Curitiba e Florianópolis já testam alternativas de racks.