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Opinião

- Publicada em 08 de Julho de 2016 às 15:25

Hora de conciliação no transporte

O Gigantinho foi palco de audiência pública que debateu o serviço de transporte motorizado privado remunerado de passageiros por intermédio de plataformas tecnológicas. Na prática, o encontro serviu para a ampliação do debate sobre as condições de operação de aplicativos ligados ao transporte, como por exemplo o Uber, em relação às demandas, especialmente por parte dos taxistas. O que se buscou durante o encontro acima de tudo foi entendimento. Não podemos mais permitir que o tema permaneça sendo um ponto de conflito em nossa cidade. Já manifestei publicamente meu apoio à liberdade de escolha do cidadão e votei contra a proibição do serviço durante sessão na Câmara de Vereadores. Acredito ser um retrocesso um projeto de lei pela proibição sumária a uma alternativa de transporte individual privado especialmente em um momento em que a mobilidade urbana surge como um dos principais desafios das grandes capitais. Inclusive, apresentei emenda ao projeto de regularização para a retirada da cobrança da TGO (Taxa de Gerenciamento Operacional) desses prestadores do serviço.
O Gigantinho foi palco de audiência pública que debateu o serviço de transporte motorizado privado remunerado de passageiros por intermédio de plataformas tecnológicas. Na prática, o encontro serviu para a ampliação do debate sobre as condições de operação de aplicativos ligados ao transporte, como por exemplo o Uber, em relação às demandas, especialmente por parte dos taxistas. O que se buscou durante o encontro acima de tudo foi entendimento. Não podemos mais permitir que o tema permaneça sendo um ponto de conflito em nossa cidade. Já manifestei publicamente meu apoio à liberdade de escolha do cidadão e votei contra a proibição do serviço durante sessão na Câmara de Vereadores. Acredito ser um retrocesso um projeto de lei pela proibição sumária a uma alternativa de transporte individual privado especialmente em um momento em que a mobilidade urbana surge como um dos principais desafios das grandes capitais. Inclusive, apresentei emenda ao projeto de regularização para a retirada da cobrança da TGO (Taxa de Gerenciamento Operacional) desses prestadores do serviço.
Sou a favor da regulamentação e da fiscalização por parte do poder público. Há espaço para taxistas e motoristas privados. Que se regule o Uber, que se fomente a concorrência oferecendo incentivos aos taxistas e que a sociedade ganhe como um todo. Tenho a convicção de que a partir de um esforço conjunto entre todas as partes envolvidas na questão, será possível chegarmos a um acordo que, em última análise, beneficiará o principal foco das ações que envolvem o poder público: o cidadão. Sigamos em direção à evolução de nossa Capital, com o aumento das possibilidades de serviços e garantindo a liberdade de escolha de cada indivíduo. Assim, construiremos uma Porto Alegre mais moderna e atualizada, dando mostras de que juntos podemos enfrentar este momento turbulento encarado pelo País.
Vereador em Porto Alegre (PMDB)
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