No espaço, há dicas de como fazer produtos e dar ferramentas para o empreendedor ganhar dinheiro

Nova coluna do GeraçãoE mostra como fazer porta recados para geladeira


No espaço, há dicas de como fazer produtos e dar ferramentas para o empreendedor ganhar dinheiro

O GeraçãoE lança, a partir desta edição, a coluna GeraçãoEnsina. No espaço, há dicas de como fazer produtos para vender. A ideia é dar ferramentas para o empreendedor ganhar dinheiro. No lançamento, Marisa Zselinszky, 60 anos, ensina a montar um porta recados magnético em forma de cupcake (veja abaixo).
O GeraçãoE lança, a partir desta edição, a coluna GeraçãoEnsina. No espaço, há dicas de como fazer produtos para vender. A ideia é dar ferramentas para o empreendedor ganhar dinheiro. No lançamento, Marisa Zselinszky, 60 anos, ensina a montar um porta recados magnético em forma de cupcake (veja abaixo).

Tutorial detalhado

 O que vai precisar:
- Máquina de costura;
- Ferro de passar;
- Tesoura;
- Régua;
- Palito de churrasco;
- Cola quente;
- Alfinetes;
- Lápis para marcações;
- 3 tecidos (estampas diferentes que se harmonizem) Tricoline 100% algodão (poliéster não dá o mesmo acabamento);
- Algodão cru (para o forro);
- Manta R1 (possui uma camada de cola);
- Duas tiras de imã de geladeira (aprox. 20cm cada);
- Molde A (parte de cima): 24cmx16cm;
- Molde B (bolso): 12cmx19cm;
- Molde C (copo): 22cmx16cm;
- 1 bloco de notas;
- 1 lápis colorido;
- 1 botão grande;
- 2 botões pequenos;
- 1 mini prendedor;
- 2 linhas Pipa (ou linha grossa, para fazer o acabamento no botão).
Como fazer:
1º - Utilize o molde A para fazer as três camadas da parte de cima do cupcake: o tecido, a manta R1 e forro de algodão cru. Assim, terá estas três peças do mesmo formato.
2º - Repita o procedimento com o molde C, porém com o tecido de outra estampa.
3º - Com o molde B recorte apenas uma camada de tecido, de estampa diferente das anteriores.
4º - Coloque a manta no verso do tecido e passe o ferro quente em cima do tecido. Ambas as partes irão se colar, pois a manta possui uma camada de cola.
5º - Repita o procedimento com o molde C.
6º - Costure o forro do molde A DE FRENTE PARA O TECIDO do molde A, e DEIXE UM PEDAÇO SEM COSTURA (para que possa desvirar a peça, a fim de ficar a sequência: tecido -> manta -> forro).
7º - Repita o procedimento com o molde C.
8º - Desvire as peças através da abertura deixada na costura.
9º – Após desviradas, costure cada peça (inclusive a parte B, que até então não recebeu nenhuma costura) para dar o acabamento e fechar os espaços sem costura (moldes A e C).
10º – Com todas as peças costuradas individualmente, costure a parte B na C, de forma que fique os espaços para o bloco de notas, o lápis e o mini prendedor.
11º - Cole a parte A na C, com a cola quente.
12º - Passe uma linha no botão grande (apenas para o acabamento) e cole no topo da parte A.
13ª – Costure (com a outra linha) os botões pequenos na parte B.
14º - Cole as duas tiras de imã no forro.
15ª – Coloque o bloco de notas, o lápis colorido e o mini prendedor, e está pronto! 
A peça pode ser vendida por mais do dobro de seu custo
Desde que consegue se lembrar, Marisa Zselinszky, 60 anos, faz artesanato. Primeiro acompanhando a mãe costureira; depois como hobbie, conciliando com sua carreira na gerência de uma fábrica de motorhome; e a partir de 1997, como profissão, quando largou tudo para se dedicar ao trabalho manual. Entre seus trabalhos, que podem ser conferidos na sua página Cantos & Detalhes, está o porta recado em forma de cupcake para geladeira o preferido dos clientes.
Com o custo médio de R$ 8,00 para confecção, ela sugere que a peça seja vendida por até R$ 25,00, mas atenta que o preço deve se alinhar ao público. "Tem lugares que se estiver com valor mais alto as pessoas compram, mas em outros é preciso baixar o preço. Senão não sai nada", explica. Outra dica é confeccionar as peças para algum evento específico (chá de fralda, chá de panela, aniversário), pois sob encomenda não há prejuízo.
Há quase 20 anos, Marisa consegue se sustentar apenas de suas artes e dos cursos que realiza no atelier. Ela assinala duas dicas fundamentais para quem também deseja seguir este caminho. Primeiro, a artesã aponta que a qualidade do material e do acabamento são essenciais para que o cliente escolha a sua peça e não a do concorrente.
Além disso, é inteligente produzir em grande quantidade, pois assim torna-se possível fazer mais rápido, o que diminui o custo (já que tempo é dinheiro). O preço de venda, consequentemente, fica mais competitivo.