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Economia

- Publicada em 28 de Julho de 2016 às 15:36

Com pacotes encalhados, Latam Travel faz saldão de viagens para a Olimpíada no Rio

Site da Latam Travel oferece pacotes para o Rio a preços promocionais

Site da Latam Travel oferece pacotes para o Rio a preços promocionais


Reprodução/JC
Estadão Conteúdo
A crise econômica e uma onda de notícias negativas envolvendo a Olimpíada levaram a Latam Travel, antiga TAM Viagens e agência de turismo oficial da Olimpíada, a fazer um saldão de pacotes de viagens para o Rio às vésperas do início dos jogos. Com mais de 40% dos quartos ainda disponíveis para os pacotes de hospedagem, a Latam Travel tentará desovar o estoque e convencer o turista brasileiro de que é um bom negócio participar da Olimpíada. A estimativa da Latam é que um pacote para viajar para o Rio durante a Olimpíada custará, em média, metade do preço praticado em dólar na Olimpíada de Londres, de 2012.
A crise econômica e uma onda de notícias negativas envolvendo a Olimpíada levaram a Latam Travel, antiga TAM Viagens e agência de turismo oficial da Olimpíada, a fazer um saldão de pacotes de viagens para o Rio às vésperas do início dos jogos. Com mais de 40% dos quartos ainda disponíveis para os pacotes de hospedagem, a Latam Travel tentará desovar o estoque e convencer o turista brasileiro de que é um bom negócio participar da Olimpíada. A estimativa da Latam é que um pacote para viajar para o Rio durante a Olimpíada custará, em média, metade do preço praticado em dólar na Olimpíada de Londres, de 2012.
A decisão da Latam vai na contramão do modelo de precificação do setor de viagens. Em geral, paga menos quem compra com antecedência e o turista de última hora arca com uma conta maior. Mas, como o estoque da Olimpíada é perecível, é melhor vender o produto com desconto do que não vender, lembra o diretor-geral da Latam Travel, Marcelo Dezem.
Como patrocinadora, a Latam Travel tem exclusividade na venda de pacotes de viagem para a Olimpíada para empresas e turistas no Brasil - no exterior, outras agências oferecem opções para turistas estrangeiros. Dos 28 mil quartos no Rio de Janeiro disponíveis nos pacotes de hospitalidade, cerca de 12 mil ainda estão desocupados.
A meta da Latam era vender 90% dos pacotes para clientes corporativos, como é usual em uma Olimpíada. Mas as empresas compraram menos do que o previsto e as vendas ficaram entre 30% e 40% abaixo da expectativa. "As empresas brasileiras estão tentando preservar caixa e isso impactou nas vendas. E, no caso das multinacionais, as vendas esfriaram pelas notícias negativas sobre o Brasil", disse Dezem. Informações sobre a crise política, zika vírus, poluição da Baía de Guanabara e as ameaças de atentados terroristas afugentaram os turistas estrangeiros. "Agora vamos direcionar as vendas para a pessoa física."
E, para esse cliente, o apelo é preço. A Latam oferecerá pacotes de passagem e hotel no Rio a partir de R$ 409,50, ou R$ 40,95 ao mês em dez vezes, em uma promoção que começou na quinta-feira (28) e termia no domingo (31), batizada de "Você também pode ir". Só as passagens aéreas para o Rio custarão a partir de R$ 160 o trecho. Os ingressos para os jogos não fazem parte dos pacotes e estão à venda apenas nos canais da Rio 2016.
A Azul disse que não tem promoções em vista para o Rio, mas que a oferta de passagens para a cidade é grande e os preços ainda estão acessíveis. A Gol afirmou que não abre seu cronograma de promoções, mas lembrou que é a empresa com maior oferta para os dois aeroportos do Rio de Janeiro.
O diretor da Latam Travel diz que ainda é cedo para avaliar se, do ponto de vista comercial, valeu ou não a pena ser a agência de viagens oficial da Olimpíada. Ele ressalta que o turista brasileiro está se interessando pelos jogos na última hora e as vendas podem reagir. A busca por hotéis no Rio no site da Latam Travel nesta semana foi 401% maior do que o registrado na semana passada.
Dezem garante que a Olimpíada trouxe ganhos de marca para a empresa. "Começamos o patrocínio como TAM e terminamos como Latam. A Olimpíada nos ajudou a comunicar uma troca de marca", disse. Ele lembrou que a empresa é a segunda marca mais lembrada entre os patrocinadores da Olimpíada, segundo pesquisa da consultoria Interbrand. Para ele, as notícias ruins relacionadas aos jogos não respingaram na marca. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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