Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 28 de Julho de 2016 às 08:52

Bolsas asiáticas recuam em meio a incertezas sobre estímulos no Japão

Agência Estado
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta quinta-feira (28), em meio a incertezas sobre possíveis novos estímulos no Japão e preocupações com planos de Pequim de endurecer sua postura com produtos de gestão de riquezas.
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta quinta-feira (28), em meio a incertezas sobre possíveis novos estímulos no Japão e preocupações com planos de Pequim de endurecer sua postura com produtos de gestão de riquezas.
Em Tóquio, o índice Nikkei caiu 1,13%, a 16.476,84 pontos, e na China, o Xangai Composto mostrou volatilidade antes de encerrar o dia com leve alta de 0,1%, a 2.994,32 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto caiu 0,2%, a 1.950,99 pontos.
"O mercado está esperando para ver se (o Banco do Japão, ou BoJ) voltará a agir ou se apenas fez promessas demais", comentou Kay Van-Petersen, estrategista da Saxo Capital Markets.
O BoJ começou hoje uma reunião de política monetária de dois dias e alguns investidores preveem que o BC japonês se juntará ao governo para anunciar medidas de estímulo mais significativas nesta sexta-feira. O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, já revelou ontem que está preparando um pacote fiscal no valor de 28 trilhões de ienes, segundo a mídia local.
Há temores, no entanto, de que o Japão possa decepcionar e fazer menos do que o necessário para combater a ameaça da deflação e reativar sua economia.
Entre os mercados chineses, pesou uma notícia de que o regulador bancário da China se prepara para adotar regras mais severas para produtos de gestão de riquezas, que podem vir a transferir recursos de ações para investimentos de menor risco, como bônus, por exemplo.
Os investidores na Ásia também digeriram a decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), ontem, de manter seus juros inalterados. Em comunicado, o Fed avaliou que os riscos econômicos de curto prazo diminuíram, mas não deu qualquer indicação clara de que pretenda elevar juros nos próximos meses, sugerindo que a perspectiva de recuperação dos EUA ainda inspira cautela.
Entre outras bolsas da região asiática, o índice Hang Seng caiu 0,20% em Hong Kong, a 22.174,34 pontos, enquanto o filipino PSEi recuou 0,93% em Manila, a 8.024,98 pontos, e o sul-coreano Kospi perdeu 0,20% em Seul, a 2.021,10 pontos. O Taiex, por outro lado, registrou ganho marginal de 0,15% no mercado taiwanês, a 9.076,64 pontos.
Na Oceania, a bolsa da Austrália subiu 0,3%, com o índice S&P/ASX 200 a 5.556,60 pontos. A mineradora anglo-australiana BHP Billiton avançou 0,6%, apesar de ter alertado que seu lucro anual será afetado em mais de US$ 1 bilhão, devido ao rompimento de uma barragem da Samarco em Minas Gerais, em novembro do ano passado. A BHP divide o controle da Samarco com a Vale.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO