Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 13 de Julho de 2016 às 19:31

Vendas trimestrais do Casino crescem no Brasil

Controlador do Pão de Açúcar reportou resultados positivos no País

Controlador do Pão de Açúcar reportou resultados positivos no País


VANDERLEI ALMEIDA/AFP/JC
O grupo francês Casino destacou o desempenho das vendas na América Latina no segundo trimestre de 2016. Relatório divulgado na manhã de ontem mostra que as vendas na região - onde a empresa tem forte presença no Brasil, Colômbia e Argentina - cresceram 7,1% nos supermercados abertos há mais de um ano. Quando são incluídas todas as lojas e leva-se em conta a variação cambial, no entanto, as vendas totais na região caíram 11,1% e ajudaram na contração das vendas globais do grupo no trimestre.
O grupo francês Casino destacou o desempenho das vendas na América Latina no segundo trimestre de 2016. Relatório divulgado na manhã de ontem mostra que as vendas na região - onde a empresa tem forte presença no Brasil, Colômbia e Argentina - cresceram 7,1% nos supermercados abertos há mais de um ano. Quando são incluídas todas as lojas e leva-se em conta a variação cambial, no entanto, as vendas totais na região caíram 11,1% e ajudaram na contração das vendas globais do grupo no trimestre.
Segundo o relatório, as vendas nos supermercados da América Latina somaram ¤ 13,498 bilhões no segundo trimestre. No conceito de mesmas lojas, o trimestre terminou com aumento das vendas. Nas vendas totais, porém, a queda alcançou os dois dígitos. O relatório da varejista explica essa queda pela desvalorização das divisas da região, que geraram efeito negativo equivalente a 8,3% para as vendas - isso acontece porque o relatório converte o faturamento das divisas locais - como reais e pesos - para euros.
Sobre a América Latina, a varejista diz que as vendas de alimentos "melhoraram significativamente na comparação com o trimestre anterior" e destacou positivamente o desempenho da filial brasileira e colombiana. No Brasil, o controlador do Grupo Pão de Açúcar citou que as vendas cresceram 6,3% no conceito das mesmas lojas, ante ritmo de expansão de 2,2% no primeiro trimestre.
"A rede Assaí continua com desempenho muito bom em vendas orgânicas com crescimento de 37,6% liderado pelas mesmas lojas e uma expansão muito dinâmica", cita o documento. Nas demais bandeiras do grupo no Brasil - como Pão de Açúcar e Extra - a empresa cita que o trimestre terminou com "vendas positivas" no conceito de mesmas lojas, mas não citou o número. O desempenho positivo, diz o relatório, foi liderado "pelo Pão de Açúcar e os formatos de conveniência, assim como a melhora nas vendas de alimentos no Extra, o que mostra os primeiros efeitos da nova política de vendas".
Ainda no Brasil, a Via Varejo - que controla a Casas Bahia e Ponto Frio - terminou com aumento de 2,6% nas vendas das mesmas lojas no segundo trimestre. "O que marca uma significativa melhora na comparação com o primeiro trimestre graças à adoção dos planos de ação", cita o documento, que destaca o aumento da participação de mercado das marcas do grupo. Já a Cnova registrou "acentuada contração nos negócios" no Brasil pela elevada base de comparação e o mau momento econômico do País, diz o relatório da varejista.
Entre os demais países da região, o Grupo Éxito "continuou a acelerar". "Graças ao bom desempenho na Colômbia, Uruguai e Argentina como resultado do bom momento comercial."
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO